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terça-feira, 13 de junho de 2023
ABSENTEÍSMO E PRESENTEÍSMO
Absenteísmo e Presenteísmo Já Ouviu Falar?
Então essa duas palavras são estranhas quando se pronuncia, mas elas estão no contexto de vida no dia a dia, nós ouvimos algo nesse sentido de forma diferente. Vamos passar algumas informações sobre essas palavras, para quando você ouvir alguém relatando alguma reclamação vai saber diferenciá-las.
Relativo absenteísmo no trabalho diz respeito à ausência de um colaborador ou mais colaboradores no período laboral, seja por algumas horas — como nos casos de atraso ou uma saída adiantada ao fim do expediente — ou até mesmo faltando por vários dias.
A definição de absenteísmo compreende os atos de faltar, atrasar ou deixar antecipadamente o posto de trabalho com frequência excessiva. Esse fenômeno pode ter várias causas, desde questões familiares, de saúde ou até mesmo motivos psicológicos e emocionais que afetam o colaborador na hora de ir trabalhar.
Nos dicionários de Língua Portuguesa, a palavra absenteísmo é quase sempre definida como “estar fora” ou “estar ausente”, o que traduz muito bem o significado dessa prática pelos colaboradores no ambiente de trabalho.
O absenteísmo sempre interfere na dinâmica de trabalho da empresa, uma vez que as equipes precisam operar com menos membros e as etapas de criação e produção sofrem alterações de última hora. Isso aumenta o risco de surgirem entraves e eventuais problemas no processo. Por essa razão, é necessário manter a calma para definir estratégias a fim de contornar essa situação.
Portanto, é interessante que a empresa busque reduzir ao máximo a frequência nas faltas e atrasos dos colaboradores, evitando que o negócio seja diretamente afetado ou que haja impacto na vida financeira da operação. O que empregadores e trabalhadores não compreendem muito bem e, muitos até desconhecem é o presenteísmo, apesar de ser um fenômeno encontrado nos mais diversos setores produtivos.
O presenteísmo se caracteriza com a presença parcial do trabalhador, ou seja, ele está presente na empresa, mas não desempenhas suas tarefas de forma satisfatória e completa. Isso pode ocorrer por motivo de doença e pode trazer sérios problemas para o funcionário, para a organização e também para quem necessita dos serviços ou cuidados desse profissional adoecido.
Para as organizações públicas e privadas que tem esses caso de Absenteísmo e Presenteísmo é interessante fazer um estudo dos casos que estão ocorrendo, com um devido levantamento, os gestores podem traçar metas visando o bem estar dos trabalhadores, não só no contexto empregatício como no societário.
Edivaldo Coelho da Silva
Consultor Técnico em Segurança do Trabalho, Gestor Ambiental e Pós Graduando em Auditória e Perícia Ambiental
quinta-feira, 8 de junho de 2023
PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO
Prevenção de Acidentes no Trabalho
Manter a conscientização dos servidores é a prática mais importante para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Essa conscientização pode acontecer através de medidas e ferramentas de prevenção, sendo que as ações estão diretamente ligadas ao tipo de atividade exercida, ao ambiente de trabalho e às tecnologias e técnicas utilizadas.
Quando falamos em prevenção de acidentes deve ser o objetivo de qualquer nível hierárquico, organização e procedimento de trabalho. Minimizar ou eliminar os riscos de qualquer atividade não é um privilégio, mas uma meta a ser atingida e perpetuada por todos nós em nosso dia a dia de trabalho. Os acidentes de trabalho, muitas vezes, são gerados por práticas inseguras. Eles ocorrem nos momentos em que agimos sem pensar. A partir do momento que agirmos de forma segura e correta antes mesmo de iniciarmos nosso trabalho, não teremos mais acidentes. Temos que criar o hábito de praticar segurança em todos os momentos do nosso trabalho e de nossa vida.
Temo várias medidas e ferramentas que são utilizadas na prevenção, as quais devem ser seguidas por todos a qualquer momento durante o percurso laboral. Seja qual for sua função, desde uma área administrativa a uma operacional, o mais interessado na sua saúde e segurança tem que ser você mesmo. Pensando nisso, aqui vão algumas dicas sobre as medidas e ferramentas mais utilizadas para que você possa se resguardar e se manter em pleno estado físico.
Com base nas medidas de prevenção deve obedecer a seguinte hierarquia: medidas de proteção coletiva; medidas administrativas ou de organização do trabalho; e medidas de proteção individual. Como exemplos das medidas, temos respectivamente: medidas que eliminem ou reduzam a formação de agentes prejudiciais à saúde; substituição de produtos tóxicos por outros de menor toxidade; e utilização de equipamentos de proteção individual.
Também se faz necessário, além das medidas de prevenção, é imprescindível que todos conheçam as ferramentas de prevenção e saber como aplicá-las de forma efetiva em seu ambiente de trabalho. Existem diversas ferramentas de prevenção de acidentes, dentre as quais destacamos: treinamentos; diálogos de segurança; análise de risco; checklists; inspeções; comunicação visual.
Edivaldo Coelho da Silva
Consultor Técnico em Segurança do Trabalho, Gestor Ambiental e Pós Graduando em Perícia e Auditória Ambiental.