segunda-feira, 21 de julho de 2008

atribuições do técnico de segurança do trabalho

Técnico em Segurança do Trabalho


O Técnico em Segurança do Trabalho é o profissional capacitado para trabalhar tanto para trabalhar na prevenção de acidentes, identificando riscos, como para preservar e conservar a intagridade física e mental dos trabalhadores da indústria e de empresas de pequeno médio e grande porte.
O que faz
Identifica os procedimentos de rotina, fluxos de operação, tarefas típicas, programas prevencionais, normas de seguarnça da empresa, entre outros que, sejam importantes na análise das situações de segurança do trabalho;
Propõe formas alternativas de organização dos espaços físicos e/ou do trabalhao buscando condições ideais;
Aprimora e estimula permanentemente a melhoria de condutas e atitudes assegurando, assim, a participação das diversas hierarquias no combate aos acidentes de trabalho;
Analisa os acidentes e os dispositivos técnicosque permitem detectar as necessidades básicas pessoais e ambientais, a fim de ajustar normas de segurança do trabalho;
Coordena as atividades ligadas à segurança do trabalho;
Elabora propostas, estudos estatísticos, instrumento de avaliação, programas de segurança, normas e regulamentos de segurança;
Atua em programas de integração prevencionistas, palestras e cursos básicos voltados para a área comportamental que sensibilize os trabalhadores e chefias imediatas, no sentido de buscarem meios para a redução de acidentes e controles de sinistros;
Identifica os locais de maior risco de acidentes pessoais;
Acompanha os procedimentosatuais de segurança do trabalho e os respectivos resultados alcançados;
Identifica os equipamentos indispensáveis de proteção individual e coletiva, além daqueles de prevenção e combate a incendios, de acordo com as normas vigentes, padrões de qualidades e especificações tácnicas recomendadas.
Campo de Atuação
O Técnico em Segurança do Trabalho atuará em brigadas de incêndio, escolas, indústrias e empresas de pequeno, médio e grande porteSua área de atuação compreende todas as empresas em que a Informática é um fator determinante para a tomada de decisões.
Requisitos
Capacidade crítica;
Capacidade de desenvolver relações interpessoais;
Capacidade de suportar trabalhos em ambientes de riscos;
Capacidade de adaptação;
Capacidade de liderança;
Capacidade de interpretar códigos e linguagens da tecnologia.

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