terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Dicas que salvam - Segurança no Trabalho



2015 COMEÇANDO E PARA TERMOS UM ANO COM MUITA SEGURANÇA NO TRABALHO DEIXAMOS AQUI: 

18 dicas preciosas de prevenção a acidentes de trabalho:

Todos os anos milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes no trabalho. 

Grande parte deles são causados pela falta de atenção, e também pelo não uso de equipamentos adequados às atividades que exercem. 

Sendo assim, aqui vão algumas dicas para evitar que você necessite ficar afastado de sua função, afinal, prevenir é o melhor remédio.

1. Evite se distrair durante suas atividades, mantenha a atenção! Assim, será bem difícil que aconteça algo com você.

2. Horário de descontrair é durante as horas de folga. Lugar de trabalhar é lugar de trabalhar!

3. Já ouviu falar em “a pressa é inimiga da perfeição”? Pois é, procure fazer suas atividades com antecedência. Seu trabalho com certeza terá mais qualidade e será mais seguro para você.

4. Tem alguma dúvida em relação a algum serviço? Melhor perguntar a seu supervisor qual é a melhor forma de realiza-lo para evitar que algo saia errado!

5. Ao perceber que a máquina ou equipamento que opera está com algum problema ou apresentando falhas, comunique imediatamente a seu supervisor. Lembre-se que operar máquinas que não estejam em perfeito funcionamento são um grande risco para sua segurança.

6. Evite fumar em locais proibidos, principalmente se houver risco de explosão ou tenha produtos inflamáveis por perto ou no local. Além disso, cigarro faz mal à saúde, de modo geral.

7. Não dê uma de inventor, improvisando ferramentas. Se as suas estiverem em más condições, a empresa é responsável peça manutenção e troca delas. Comunique os responsáveis.

8. Tem um novo colega em seu setor? Seja cordial e avise-o dos perigos ali no ambiente do qual vocês fazem parte. Assim como você, ele tem uma família e a vida dele é tão importante quanto a sua!

9. Caso aconteça algum acidente de trabalho, chame um profissional que entenda de verdade de como cuidar de você ou de seu colega. Sempre vão aparecer os “sabe tudo”, mas é importante lembrar que muitas vezes, uma atitude errada pode causar danos irreversíveis à saúde.

10. Não é eletricista? Não se meta a fazer trabalhos ligados a essa função. Além de poder causar danos na rede, corre o risco de levar um choque e sofrer consequências mais sérias.

11. Máquinas não pensam, apenas executam funções coordenadas por você. Cuide delas, mas principalmente de sua segurança.

12. Respeite as ordens de seu chefe ou mestre.

13. Procure conhecer as normas e regras de segurança do ambiente em que você trabalha.

14. Anéis, pulseiras, brincos, correntes, gravatas e demais acessórios não fazem parte do seu uniforme. Evite usar enquanto estiver trabalhando, pois evitará levar broncas e também trabalhará com mais segurança. Deixe os acessórios para o momento em que não estiver trabalhando.

15. A máquina estragou? Pare ela para realizar consertos ou lubrifica-las.

16. É muito importante aprender como se usam os extintores e dispositivos de combate a incêndio. Nunca se sabe quando vai precisar e para isso é extremamente importante saber como funcionam.

17. Por mais que alguns equipamentos de proteção sejam incômodos e não muito bonitos, eles são indispensáveis! Adquira o hábito de trabalhar protegido sempre.

18. Suas mãos levam o sustento para sua família. Evite expô-las a perigos e as proteja sempre com luvas adequadas à sua atividade.
FONTE: Suporte engenharia






 






 
























Nenhum comentário: