quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

PREVENÇÃO NO VERÃO DE FÉRIAS!!!



Saiba como prevenir problemas  de saúde


comuns nas férias de  verão!!!


Clima quente aumenta casos de infecções alimentares e hipertermia. 

Queimadura por sol, micoses e lesões ortopédicas também são frequentes.
As altas temperaturas fazem com que, nesse período 

do ano, os destinos mais procurados dos 

brasileiros sejam as praias. 


Assim, é possíveil se refrescar do sol quente e 

aproveitar a água do mar. Mas sabia que um simples 

passeio pelas areias pode estragar de vez o seu 

verão? Diarreia, desidratação, micose e até bicho geográfico 

(um tipo de parasita que entra na pele) são exemplos de 

doenças e sintomas contraídos pela areia contaminada. 

Para isso não acontecer, basta seguir dicas simples como 

evitar levar as mãos à boca e optar pelo uso do chinelo.



Para Rubens Pereira, médico infectologista, não é 

preciso deixar de curtir uma praia ao lado da família e dos 

amigos para evitar contaminação. O ideal é buscar aqueles 

locais onde a areia é mais limpa. "É preciso saber as 

condições da área do litoral que foi escolhida. As praias 

poluídas, muito movimentadas, próxima a esgotos ou com 

passagem de animais abandonados são as mais propícias a 

contaminação", disse. 


Segundo o especialista, é na areia que se esconde uma 

grande quantidade de bactérias e fungos, que 

aparentemente são invisíveis, mas podem transformar a sua 

viagem de lazer em um grande transtorno. Nas praias 

próximas a locais onde há liberação de dejetos humanos e 

fezes de animais abandonados a areia fica mais poluída. 


Então, uma dica é não fazer nestes locais aquelas 

brincadeiras tradicionais como montar castelos ou ser 

enterrado na areia, pois isso aumenta o risco de contrair 

bactérias. "A maioria desses microorganismos não são 

absorvidos pela pele, são ingeridos quando levamos a mão 

contaminada à boca, podendo criar vários tipos de 

complicações. Entre os sintomas estão diarreia, náuseas, 

vômito e desidratação", disse. 


Infecções alimentares

Com o aumento da temperatura, aumentam também as infecções alimentares, segundo o infectologista Jessé Reis Alves, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Viagem (SBMV). As principais culpadas são as bactérias, que se desenvolvem com mais facilidade nos alimentos em climas quentes.
“As gastroenterites, principalmente bacterianas, são mais comuns no verão. As pessoas vão mais à praia e a lugares que nem sempre têm saneamento adequado. Existe contato com água contaminada, os alimentos são preparados sem tantos cuidados”, diz Alves. Os sintomas são principalmente diarreia e vômito.
Ele orienta ter cuidado especial com alimentos à base de ovos, pois eles podem se adulterar mais rapidamente. Outras dicas são evitar alimentos crus e mal cozidos e beber água mineral engarrafada.  Segundo Alves, os quadros de diarreia geralmente duram dois ou três dias, período no qual o paciente deve fazer uma hidratação adequada e ingerir alimentos mais leves. “Se aparecerem sinais de gravidade, como diarreia com febre, ou sangue nas fezes, é preciso procurar atenção médica imediata.”
QUEIMADURA SOLAR...
Protetor solar (Foto: Reprodução/TV Globo)
Queimadura solar é um dos problemas de saúde comuns no verão (Foto: Reprodução/TV Globo)


Segundo com o dermatologista Marcus Maia, coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a exposição desprotegida ao sol pode provocar queimaduras de diferentes intensidades. O primeiro estágio é a vermelhidão. O segundo é quando a vermelhidão é acompanhada de inchaço. O terceiro é quando, além de vermelhidão e inchaço, há a presença de bolhas.
“De acordo com a gravidade, a pessoa deve procurar um serviço médico. Felizmente, o que se percebe é que as pessoas não chegam a cometer esse exagero, a cultura de proteção solar já é bastante arraigada”, diz Maia.
Para prevenir o problema é preciso evitar a exposição ao sol entre 10h e 15h e usar protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, 30. Outras estratégias são procurar ficar na sombra e usar chapéu ou boné

Bicho geográfico e bicho-de-pé na areia

A areia da praia, quando contaminada por fezes de cachorro, pode conter o bicho geográfico. Trata-se de um parasita que, quando em contato com o humano, manifesta-se por uma bolinha vermelha geralmente localizada na região da planta do pé. “Isso coça violentamente e, de repente, essas bolinhas começam a andar, formando um caminho linear”, diz Maia.
O especialista afirma que o bicho-do-pé também é uma possibilidade principalmente em praias mais desertas, quando há criação de porco nas proximidades da areia. Nesses casos, segundo Maia, o melhor a se fazer é procurar um serviço de saúde.
Além disso, segundo Maia, o excesso de calor reduz a resistência do organismo. “Por isso é comum que o indivíduo que está na praia tenha mais facilidade de desenvolver herpes, micoses e outras infecções de pele”, diz. Segundo ele, os agentes causadores desses problemas podem até já estar no organismo do maneira inativa, mas, com o calor, o problema aumenta.
Lesões ortopédicas em 'atletas de fim de semana'!!!

Segundo o ortopedista e traumatologista Mauro Dinato, do Instituto Vita, durante as férias de verão é comum aparecerem nos consultórios pacientes com lesões por praticar atividades físicas com as quais não estão acostumados. “As pessoas ficam muito tempo paradas e, nas férias, resolvem começar a caminhar, correr ou jogar bola”, diz. São observadas tanto lesões por sobrecarga quanto rupturas agudas por traumas. Pés e joelhos costumam ser os mais afetados.

No caso de pessoas sedentárias que pretendem andar longos percursos durante uma viagem, por exemplo, Dinato sugere fazer uma programação que alterne programas mais ativos com períodos de descanso. “Se, no final do dia, a pessoa estiver com dor no pé ou no joelho, é indicado pôr os pés para cima e fazer uma compressa com gelo”, diz. Tênis e meias adequados para a caminhada também são essenciais.
O ritmo da caminhada também deve ser controlado. “Procure não começar andando rápido. No início, ande mais devagar para ir esquentando, ativando a musculatura e aumentando o fluxo sanguíneo do coração.” 
Hipertermia nos idosos
CALOR RIO (Foto: Severino Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)



Idosos são mais vulneráveis ao calor excessivo


(Foto: Severino Silva/Agência O Dia/Estadão

Conteúdo)




A hipertermia – que ocorre quando a temperatura do organismo se eleva devido ao calor do ambiente – é um problema principalmente para os idosos. De acordo com o médico Rubens de Fraga Júnior, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o processo de envelhecimento reduz a habilidade do corpo em perder calor.
O suor, uma das formas de dispersar o calor corporal, é menos intenso no idoso devido à redução das glândulas sudoríparas.  Além disso, ele tende a ingerir menos líquido, pois sofre alterações na sensibilidade dos

 centros neuromoduladores que proporcionam a sensação de sede. O resultado é uma maior suscetibilidade à hipertermia, caracterizada por uma temperatura acima de 37,5 graus célsius, cólicas abdominais, ânsia de vômito, câimbras.  O quadro pode evoluir para sintomas neurológicos, desde irritabilidade até alucinações, podendo ocasionar convulsões e até coma.
Para prevenir essa situação, é importante ingerir bastante líquido para garantir a hidratação e evitar a exposição direta ao sol, procurando abrigo em lugares cobertos e arejados. Vestir-se com roupas leves e de cores claras, de preferência de algodão, evitar atividades extenuantes e usar protetor solar também são medidas preventivas.
Alergias e infecções respiratórias por ar 
condicionado.

Ar-condicionado de parede é recomendado para cômodos pequenos (Foto: Halex Frederic/G1)Ar-condicionado s (Foto: Halex Frederic/G1)


Apesar de proporcionar alívio contra o calor excessivo, o ar condicionado demanda alguns cuidados, segundo Fraga Júnior. “O ar condicionado tira muito a umidade do ambiente, ressecando as vias aéreas superiores”, diz. Esse ressecamento aumenta as chances de infecções respiratórias. Para lidar com o ar seco, uma dica é manter uma bacia com um pouco de água no ambiente ou uma toalha molhada. Um umidificador de ar também pode resolver o problema.

Segundo o especialista, a temperatura escolhida deve ser amena, e não fria demais, para evitar choques térmicos. Uma pesquisa feita pela USP em 2006 revelou que os choques térmicos são os principais responsáveis por crises alérgicas em pessoas que passam longos períodos em ambientes climatizados.
Também é preciso fazer uma manutenção periódica do aparelho para evitar o acúmulo de fungos e bactérias que podem trazer doenças.




CONTATE-NOS!!! ANO NOVO 

DISPOSIÇÃO NOVA PARA 

ATENDÊ-LOS SEMPRE!!!



FELIZ ANIVERSÁRIO TST!!!



$$$EMPREENDA, FAÇA E VENDA$$$







CULINÁRIA FÁCIL...


ESCONDIDINHO DE SALSICHAS!!!


INGREDIENTES:

Para o recheio:


2 colheres (sopa) de azeite

2 cebolas em rodelas

1 embalagem de Salsicha Viena Perdigão, cortada em 

rodelas

1 ½ colher (sopa) de sementes de erva-doce

1 caixinha de creme de leite (200 g)

½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino

Rendimento: 6 porções

Tempo de Preparo: 40 minutos

Tempo de Forno: 20 minutos

Nível de Dificuldade: fácil


PREPARO:


Prepare o purê: passe a mandioquinha ainda quente pelo 

espremedor e coloque em uma tigela. Misture a margarina, 

o leite e mexa vigorosamente para obter o purê. Tempere 

com o sal e reserve.


Prepare o recheio: aqueça uma frigideira em fogo médio 

com o azeite e junte a cebola. Deixe por cerca de 10 

minutos, em fogo baixo, para que elas murchem e fiquem 

transparentes. Misture as salsichas, a erva-doce e desligue 

fogo. Por último junte o creme de leite e misture bem.


Monte o escondidinho: em refratário grande espalhe 

metade do purê, cubra com o recheio e termine com a 

metade restante do purê. Polvilhe o parmesão e leve ao 

forno médio (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos 

para gratinar ou até que a superfície esteja dourada.

ESCONDIDINHO DE MORANGOS VERÃO

ingredientes


1 lata de leite condensado

a mesma medida de leite

2 gemas,

1 colher de sobremesa de baunilha,

1 colher de sopa de amido de milho

500g de morangos,

1 xícara de açúcar,

2 caixas de creme de leite

1 colher de açúcar

 2 claras
.
PREPARO:

 Primeira camada:Em uma panela coloque o leite 

condensado, o leite,as gemas,o amido de milho e a 

baunilha e mexa antes de leva ao fogo, depois leve em fogo 

brando mexendo sem parar até engrossar

.Desligue o fogo .

Segunda camada:Em outra panela coloque os morangos e 

o açúcar e leve ao fogo até formar um doce.

TERCEIRA CAMADA:

Bata as claras em neve,depois coloque açúcar e bata até 

formar um suspiro,junte o creme de leite ao suspiro e mexa 

até ficar um creme.

Agora é só colocar as camadas uma a uma em uma tigela e 

levar a geladeira.

MENSAGEM...

Nenhum comentário: