segunda-feira, 14 de outubro de 2013



NR - 29

Segurança, Higiene e Saúde no 

Trabalho Portuário



A Norma Regulamentadora – NR 29, tem como principal 

objetivo regular a proteção obrigatória contra acidentes e 

doenças profissionais, facilitar os primeiros socorros a 

acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de 

segurança e saúde aos trabalhadores portuários.


As disposições contidas nessa norma aplicam-se aos 

trabalhadores portuários em operações tanto em bordo 

como em terra, assim como aos demais trabalhadores que 

exerçam atividades nos portos organizados e instalações 

portuárias de uso privativo e retroportuárias, situadas 

dentro ou fora do porto organizado.


Dentro dessa norma, existem as especificações que devem ser seguidas por todos os trabalhadores. Abaixo se encontram as mais relevantes:

→Nas operações de atracação, desatracação e manobras de embarcações, devem ser adotadas medidas de prevenção de acidentes, com cuidados especiais aos riscos de prensagem, batidas contra e esforços excessivos dos trabalhadores.

- Todos os trabalhadores envolvidos nessas operações devem fazer uso de coletes salva-vidas aprovados pela Diretoria de Portos e Costas - DPC, dotados de fitas retroreflexivas.



→ Acessos às embarcações.
- As escadas, rampas e demais acessos às embarcações devem ser mantidas em bom estado de conservação e limpeza, sendo preservadas as características das superfícies antiderrapantes.

- As escadas e rampas de acesso às embarcações devem dispor de balaustrada - guarda-corpos de proteção contra quedas.

- As escadas de acesso às embarcações devem possuir largura adequada que permita o trânsito seguro para um único sentido de circulação, devendo ser guarnecidas com uma rede protetora, em perfeito estado de conservação. 

Uma parte lateral da rede deve ser amarrada ao costado do navio, enquanto a outra, passando sob a escada, deve ser amarrada no lado superior de sua balaustrada (lado de terra), de modo que, em caso de queda, o trabalhador não venha a bater contra as estruturas vizinhas.

- É proibida a colocação de extensões elétricas nas estruturas e corrimões das escadas e rampas de acesso das embarcações.

- É proibido o acesso de trabalhadores às embarcações em equipamentos de guindar, exceto em operações de resgate e salvamento ou quando forem utilizados cestos especiais de transporte, desde que os equipamentos de guindar possuam condições especiais de segurança e existam procedimentos específicos para tais operações.

→Conveses.

- Devem estar sempre limpos e desobstruídos, dispondo de uma área de circulação que permita o trânsito seguro dos trabalhadores.

- Quaisquer aberturas devem estar protegidas de forma que impeçam a queda de pessoas ou objetos. Quando houver perigo de escorregamento nas superfícies em suas imediações, devem ser empregados dispositivos ou processo que tornem o piso antiderrapante.

- Olhais, escadas, tubulações, aberturas e cantos vivos devem ser mantidos sinalizados, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.

- A circulação de pessoal no convés principal deve ser efetuada pelo lado do mar, exceto por impossibilidade técnica ou operacional comprovada.

→Trabalho com máquinas, equipamentos, aparelhos de içar e acessórios de estivagem.

- Somente pode operar máquinas e equipamentos o trabalhador habilitado e devidamente identificado.

- Não é permitida a operação de empilhadeiras sobre as cargas estivadas que apresentem piso irregular, ou sobre quartéis de madeira.

- Todo equipamento de movimentação de carga deve apresentar, de forma legível, sua capacidade máxima de carga e seu peso bruto, quando se deslocar de ou para bordo.

- Os equipamentos de guindar quando não utilizados devem ser desligados e fixados em posição que não ofereça riscos aos trabalhadores e à operação portuária.

- Os equipamentos em operação devem estar posicionados de forma que não ultrapassem outras áreas de trabalho, não sendo permitido o trânsito ou permanência de pessoas no setor necessário à rotina operacional do equipamento.

- Todo aparelho de içar deve ter afixado no interior de sua cabine tabela de carga que possibilite ao operador o conhecimento da carga máxima em todas as suas condições de uso.


→ Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

- Cada porto organizado e instalação portuária de uso privativo, deve dispor de um regulamento próprio que discipline a rota de tráfego de veículos, equipamentos, ciclistas e pedestres, bem como a movimentação de cargas no cais, plataformas, pátios, estacionamentos, armazéns e demais espaços operacionais.

- Embalagens com produtos perigosos não devem ser movimentadas com equipamentos inadequados que possam danificá-las.

- A movimentação aérea de cargas deve ser necessariamente orientada por sinaleiro devidamente habilitado.

- O sinaleiro deve receber treinamento adequado para aquisição de conhecimento do código de sinais de mão nas operações de guindar.

→Lingamento e deslingamento de cargas.

- O operador de equipamento de guindar deve certificar-se, de que os freios segurarão o peso a ser transportado.

- É proibido o transporte de trabalhadores em empilhadeiras e similares, exceto em operações de resgate e salvamento.

- É proibido o transporte de materiais soltos sobre a carga lingada.

→Operações com contêineres.

- Na movimentação de carga e descarga de contêiner é obrigatório o uso de quadro posicionador dotado de travas de acoplamento acionadas mecanicamente, de maneira automática ou manual, com dispositivo visual indicador da situação de travamento e dispositivo de segurança que garanta o travamento dos quatro cantos.

- O trabalhador que estiver sobre o contêiner deve estar em comunicação visual e utilizar-se de meios de rádio-comunicação com sinaleiro e o operador de guindaste, os quais deverão obedecer unicamente às instruções formuladas pelo trabalhador.

Não é permitida a permanência de trabalhador sobre contêiner quando este estiver sendo movimentado.

- A abertura de contêineres contendo cargas perigosas deve ser efetuada por trabalhador usando EPI adequado ao risco.

- Quando houver em um mesmo contêiner, cargas perigosas e produtos inócuos, prevalece à recomendação de utilização de EPI adequado à carga perigosa.

- Os trabalhadores devem utilizar-se de uma haste guia, com a finalidade de posicionar o contêiner quando o mesmo for descarregado sobre veículo.


→ Segurança na estivagem de cargas.

- A carga deve ser estivada de forma que fique em posição segura, sem perigo de tombar ou desmoronar sobre os trabalhadores no porão.

- A iluminação de toda a área de operação deve ser adequada, adotando-se medidas para evitar colisões e/ou atropelamento.

- Nas operações com contêineres devem ser adotadas as seguintes medidas de segurança:

a) movimentá-los somente após o trabalhador haver descido do mesmo;

b) quando houver espaço entre contêineres, no mesmo nível, o trabalhador utilizará uma passarela, na passagem de um contêiner para outro;

c) instruir o trabalhador quanto às posturas ergonômicas e seguras nas operações de estivagem, desestivagem, fixação e movimentação de contêiner;

d) obedecer à sinalização e rotulagem dos contêineres quanto aos riscos inerentes a sua movimentação.

- Nas operações de abertura e fechamento de equipamentos acionados por força motrizes, os quartéis, tampas de escotilha e aberturas similares, devem possuir dispositivos de segurança que impeçam sua movimentação acidental. 

Esses equipamentos só poderão ser abertos ou fechados por pessoa autorizada, após certificar-se de que não existe risco para os trabalhadores.


→ Segurança nos trabalhos de limpeza e manutenção nos portos e embarcações.

- Na limpeza de tanques de carga, óleo ou lastro de embarcações que contenham ou tenham contido produtos tóxicos, corrosivos e/ou inflamáveis, é obrigatório:

a) a vistoria antecipada do local por pessoa responsável, com atenção especial no monitoramento dos percentuais de oxigênio e de explosividade da mistura no ambiente;

b) o uso de exaustores, cujos dutos devem prolongar-se até o convés, para a eliminação de resíduos tóxicos;

c) o trabalho ser realizado em dupla, portando o observador um cabo de arrasto conectado ao executante;

d) o uso de aparelhos de iluminação e acessórios cujas especificações sejam adequadas à área classificada;

e) não fumar ou portar objetos que produzam chamas, centelhas ou faíscas;

f) o uso de equipamentos de ar mandado ou autônomo em ambientes com ar rarefeito ou impregnados por substâncias tóxicas;

g) depositar em recipientes adequados as estopas e trapos usados, com óleo, graxa, solventes ou similares para serem retirados de bordo logo após o término do trabalho;


- As determinações do item anterior aplicam-se também, nos locais confinados ou de produtos tóxicos ou inflamáveis.

- Nas pinturas, raspagens, apicoamento de ferragens e demais reparos em embarcações, é recomendada onde couber a proteção dos trabalhadores através de: a) andaimes com guarda-corpos ou, preferencialmente, com cadeiras suspensas;

b) uso de cinturão de segurança do tipo pára-quedista, fixado em cabo paralelo à estrutura do navio;

c) uso dos demais EPI necessários;

d) uso de colete salva-vidas aprovados pela DPC;

e) interdição quando necessário, da área abaixo desses serviços.

→Recondicionamento de embalagens

- Os trabalhos de recondicionamento de embalagens, nos quais haja risco de danos à saúde e a integridade física dos trabalhadores, devem ser efetuados em local fora da área de movimentação de carga. Quando isto não for possível, a operação no local será interrompida até a conclusão do reparo.

- No recondicionamento de embalagens com cargas perigosas, a área deve ser vistoriada, previamente, por pessoa responsável, que definirá as medidas de proteção coletiva e individual necessárias.

→Operações com Cargas Perigosas

- Cargas perigosas são quaisquer cargas que, por serem explosivas, gases comprimidos ou liquefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosas, infecciosas, radioativas, corrosivas ou poluentes, possam representar riscos aos trabalhadores e ao ambiente.

- O termo cargas perigosas inclui quaisquer receptáculos, tais como tanques portáteis, embalagens, contentores intermediários para graneis (IBC) e contêineres-tanques que tenham anteriormente contido cargas perigosas e estejam sem a devida limpeza e descontaminação que anulem os seus efeitos prejudiciais.


→Cabe ao trabalhador:

a) habilitar-se por meio de cursos específicos, oferecidos pelo OGMO, titular de instalação portuária de uso privativo ou empregador, para operações com carga perigosa;

b) comunicar ao responsável pela operação as irregularidades observadas com as cargas perigosas;

c) participar da elaboração e execução do PCE e PAM;

d) zelar pela integridade dos equipamentos fornecidos e instalações;

e) fazer uso adequado dos EPI e EPC fornecidos.





a minha segurança depende da sua
você é responsável pela sua segurança
CONTATE-NOS TEMOS EQUIPE QUALIFICADA E ORÇAMENTO PARA REALIZAR QUALQUER TRABALHO NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO PRA VOCÊ!!!

AOS ANIVERSARIANTES...

Bolo de Aniversário - Recados e Imagens (12640)
Recado Facebook Parabéns bolo
Balões de aniversário

$$$EMPREENDA, FAÇA E VENDA$$$
~



CULINÁRIA FÁCIL...
LOMBO DE PORCO NA PRESSÃO

  • 1 peça (800 g) de lombo de porco
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída grosseiramente
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • Sal a gosto
  • 2 tabletes de caldo de carne
  • 200 g de bacon em fatias
  • 200 g de damasco seco, picado
  • PREPARO
  • 30mins  ›  Cozimento: 45mins  ›  Tempo 

    adicional:30mins marinando  ›  Pronto 

    em:1hora45mins 

    1. Lave o lombo, seque-o com uma toalha e corte-o ao meio no sentido do comprimento, sem separar as pontas, formando um grande bife.
    2. Coloque-o em uma vasilha e massageie a carne com alho, pimenta, 1 colher de sopa de azeite e sal. Cubra a vasilha com filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos.
    3. Leve uma panela ao fogo com 3 xícaras de água e dissolva os tabletes de carne. Reserve quente.
    4. Abra o lombo em uma superfície lisa e coloque as fatias de bacon e o damasco. Enrole-o como um rocambole e amarre-o com barbante de cozinha.
    5. Esquente o restante do azeite de oliva numa panela de pressão com capacidade para 7 litros. Coloque o lombo e frite-o até dourar por inteiro.
    6. Junte o caldo de carne quente e tampe a panela e cozinhe em fogo alto por 2 minutos.
    7. Em seguida abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos ou até o lombo amaciar. Retire do fogo e espere toda a pressão sair.
    8. Abra a panela, retire o lombo, corte o barbante e sirva em seguida, inteiro ou fatiado.

CHEESE CAKE DE MARACUJÁ DIET
INGREDIENTES:

Massa:
20un. de bolacha de leite “light” ou bolacha água ( 1 pacote)
1 colher de (sopa) margarina “light”
4 à 6 colheres de (sopa) água

Cobertura:
400g de cream cheese “light” ( 2 cx)
180ml de suco de maracujá natural
4 colheres de (sopa) adoçante tipo aspartame
1 env. de gelatina sem sabor incolor dissolvida em 8 colheres de (sopa) água quente
200ml de creme de leite “bate chantilly”
2un. de clara em neve

Calda:
120ml de suco de maracujá natural ( separar as sementes para enfeitar)
1 colher de (café) amido de milho
1 colher de (sopa) adoçante tipo sucralose ou sacarina/ciclamato

MODO DE PREPARO:

1. Liquidificar a bolacha e peneirar; acrescentar a margarina, a água e misturar bem, até a massa ficar homogênea. Moldar a massa sobre silpat ou papel manteiga dentro de aro de 20 cm de diâmetro e levar ao forno para assar. Retirar do forno e reservar.
2.No liqüidificador colocar o cream cheese, o suco de maracujá, o adoçante e a gelatina dissolvida; bater bem.
3.Bater o creme de leite na batedeira até ficar espesso; acrescentar as claras em neve, e a mistura do liqüidificador, mexendo levemente sem bater. Reservar a cobertura.
4.Sobre um prato de bolo, colocar a massa assada, um aro e em volta o acetato, contornando o aro. 
5. Colocar por cima a cobertura. Resfriar em geladeira.
6.Misturar todos os ingredientes da calda e levar ao fogo, até engrossar. Enfeitar o cheese cake com a calda e sementes do maracujá.

MENSAGEM...

Nenhum comentário: