segunda-feira, 17 de junho de 2013



EVITE ACIDENTES COM FOGOS DE ARTIFÍCIOS!!!
Segundo especialistas, o risco de acidentes com fogos aumenta nos meses de junho, dezembro e janeiro, devido aos festejos juninos e às festas de fim de ano.
O consumo de bebidas alcoólicas é uma das principais causas de acidentes com explosivos no Estado do Ceará.

Nas comemorações da passagem de ano, aumentam, substancialmente, os acidentes com fogos de artifício no Ceará. Além de provocar queimaduras, os explosivos podem causar mutilações, lesões nos olhos e até surdez. Uma em cada dez pessoas que mexem com esse tipo de material no Brasil tem, principalmente, os dedos amputados.

O atendimento especializado e imediato, no caso de acidentes com traumas na mão, reduz a incidência de sequelas graves. A fim de alertar a população para os riscos e reduzir o número de casos nesta época do ano, a Associação Brasileira de Cirurgia de Mão (ABCM) lançou a Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes e Traumas de Mão.
O Instituto José Frota (IJF), hospital em Fortaleza que também atende casos de emergência dessa natureza, recebe de 20 a 40 acidentados em dezembro e janeiro, números equivalentes aos de junho, quando se comemoram as festas juninas. Já nos outros meses, em geral, a unidade registra um ou dois casos. No ano de 2008, janeiro apresentou mais vítimas (14). Em janeiro de 2009, 34 acidentados deram entrada na unidade.

Porém, de acordo com o coordenador do Centro de Queimados do IJF, Paulo Régis, nos últimos três anos, o número de acidentes com fogos de artifício tem diminuído. "As pessoas se conscientizaram que devem usar explosivos com cautela".
Segundo Mário Célio Pinheiro, especialista em fogos de artifício, o índice de acidentes com explosivos ocorre, na maioria das vezes, com pessoas que consumiram bebidas alcoólicas. Entre os mais atingidos pela brincadeira com fogos, estão homens e crianças. Cerca de 40% estão na faixa entre quatro e 14 anos de idade e que não possuem orientações necessárias sobre os riscos ou estão próximas ao local da explosão.

O primeiro procedimento para evitar acidentes, segundo o capitão Campos, do Corpo de Bombeiros, é comprar os artefatos em lojas especializadas para garantir a qualidade e a condição de armazenamento adequada do produto. "O local de venda precisa ter um especialista em materiais explosivos, que é o técnico de blaster (engenheiro pirotécnico). Além disso, o vendedor deve estar apto a ensinar o cliente a manusear o artefato", explicou.
Clandestinidade
Para o capitão, o maior risco está em adquirir os produtos em lojas clandestinas ou no comércio ambulante. Segundo o especialista Mário Célio Pinheiro, a quase totalidade das vítimas que sofreram queimaduras ou traumas graves utilizavam explosivos comprados em lugares sem credenciamento no Corpo de Bombeiros. "A pessoa que compra em loja especializada tem a quem reclamar depois", destacou ele.

Conforme o capitão Campos, os fogos que não possuem qualidade, geralmente, vazam por baixo, porque não foram prensados da forma ideal. Assim, eles, muitas vezes, demoram a estourar e, quando explodem, causam acidentes. "É preciso esperar alguns minutos antes de se desfazer do material explosivo, caso ele falhe", alertou.

Além disso, capitão Campos lembra que é necessário manter o artefato longe do rosto, afastar os rojões das mãos e prestar atenção nos fios de alta tensão para não causar incêndios.
Categorias
O bombeiro alerta também para não utilizar os fogos quando estiver ingerido bebida alcoólica e não permitir que crianças utilizem os explosivos sem a supervisão de um adulto.

Nem todos os tipos de artefatos podem ser usados por crianças. Eles são classificados em categorias, de A a D. Apenas os que estão na primeira, que são os fogos mais simples, podem ser usados por elas. As outras categorias são juvenil, adulto e adulto permitido. Nessa última, apenas pessoas especializadas podem manusear. É o caso dos shows pirotécnicos. "As caixas de fogos têm instruções de uso e a indicação da faixa etária que pode utilizar o produto. Elas devem ser seguidas", disse.

É preciso, ainda, segundo Campos, manter as crianças a uma distância de 10 a 15 metros do local de onde se vai soltar o explosivo. Além disso, não apontá-lo para outras pessoas.
Dicas
Dispare fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades.

Tenha sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados ou aqueles que falharam para não haver risco de explosões. Nunca associe bebida alcoólica com o uso de fogos de artifício.

Compre fogos somente em lojas especializadas. Siga as instruções de uso do produto antes de utilizá-lo Não permita que crianças utilizem fogos sem a supervisão de adultos.
Crianças só podem utilizar fogos de artifício permitidos para a faixa etária delas.
Afaste os fogos do rosto!!!
LINA MOSCOSO


TREINAMENTO PRÁTICO DO CURSO DE BOMBEIRO CIVIL DA FIRE!!!
VENHA CURTIR ESSA AVENTURA CIENTÍFICA CONOSCO!!!

CURSO TÉCNICO DE CONTROLE DE 
PRAGAS!!!

CONTATOS: DB CURSOS:3223-5940 / 9920-0172/ 9287-5747
 DURAÇÃO: 16 HRS/a
INVESTIMENTO: R$ 250,OO 
COM KIT EPI’S/APOSTILA E CERTIFICADO

PROFESSOR QUALIFICADO: FRANCISCO 

JACQUES JR.

DIAS: 22 23 DE  JUNHO DE 2013
APENAS 10 VAGAS
GARANTA JÁ A SUA !!! 

agradecemos aos 15 novos controladores 
de pragas urbanas que participaRAm do 
nosso 1º curso!!!
aguardAmOS VOCÊS PARA O 
curso de  CONTROLE DE pragas rurais!!!





CONTATE-NOS

$$$EMPREENDA,FAÇA E VENDA$$$








CULINÁRIA FÁCIL...
OMELETE DE CAMARÃO!!!

ESTA RECEITA LEVA ALGUNS INGREDIENTES ORIENTAIS COMPRÁVEIS EM SUPERMERCADOS!!!

INGREDIENTES:



8 camarões pequenos



1 colher (sopa) de Mirin

6 ovos

1 colher (sopa) de Shoyu

1/2 xícara (chá) de Dashi

1 colher (sopa) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de óleo de soja, arroz ou milho

1 folha tostada de Nori

1 nabo


Modo de preparo

Limpe o camarão e leve ao fogo com água e Mirin.


Ferva 5 minutos.



Escorra e reserve.



Bata os ovos com o Shoyu, o Dashi e a farinha.



Junte o camarão.



Aqueça o óleo na omeleteira e espalhe os ovos batidos.



Cozinhe de 2 a 3 minutos.



Levante uma ponta da omelete.


Se estiver dourada na parte de baixo, enrole vagarosamente 

como um rocambole.



Cozinhe mais 2 minutos, virando de lado para não queimar.



Retire do fogo e corte em 4 porções.



Enfeite cada uma com tiras de Nori e sirva acompanhada de 

nabo ralado.


Fonte: Comida e Receitas 

GELATINA DE MORANGOS!!!


½ litro de leite longa vida semidesnatado em embalagem 

tetra pak



½ kg de morango



2 envelopes de gelatina em pó diet sabor morango


4 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão

5 colheres (sopa) de creme de leite light


Modo de preparo

Lave os morangos, elimine os pedúnculos e parta-os ao meio.

Reserve.

Coloque em uma panela 1 xícara (chá) de leite e leve ao fogo 

até ferver.

Retire do fogo, junte a gelatina em pó e misture até dissolver.

Incorpore o leite restante, o açúcar e o adoçante.

Mexa com uma colher até ficar homogêneo e transfira para 

uma assadeira (15 cm x 25 cm) umedecida com água.

Cubra a assadeira, leve à geladeira e deixe por 1 hora.

Distribua os morangos de maneira uniforme e volte à 

geladeira por mais 3 horas ou até a gelatina ficar bem firme.

Ao servir, corte a gelatina em pedaços e arrume nos pratos.

Sirva com o creme de leite light e decore com hortelã.

Rendimento: 8 porções

Fonte: Comida e Receitas 






MENSAGEM...



Nenhum comentário: