terça-feira, 17 de julho de 2012


O que é uma Análise de Segurança no Trabalho?
Uma análise de segurança do trabalho (ACC) é um procedimento que ajuda a integrar a segurança aceita e os princípios e práticas de saúde em uma determinada tarefa ou operação do trabalho. Em um ACC, cada passo básico do trabalho é identificar os perigos potenciais e recomendar a forma mais segura de fazer o trabalho. 

Outros termos utilizados para descrever este procedimento são a análise de risco de trabalho (JAI) e repartição de risco de trabalho.

Algumas pessoas preferem ampliar a análise em todos os aspectos do trabalho, não só da segurança. Esta abordagem é conhecida como análise de trabalho total. 

Methodoly baseia-se na ideia de que a segurança é uma parte integrante de cada trabalho e não uma entidade separada. Neste documento, os aspectos apenas de saúde e segurança será considerada.

Os termos "emprego" e "tarefa" são comumente usados ​​indiferentemente para designar uma atribuição de trabalho específico, como "operação de um moinho", "usando um extintor de água pressurizada", ou "mudar um pneu furado." 

JSA fazem não são adequados para trabalhos definidos de forma demasiado ampla, por exemplo, "revisão de um motor", ou muito limitada, por exemplo, "posicionamento macaco."


Quais são os benefícios de se fazer uma Análise de Segurança no 
Trabalho?

Um dos métodos utilizados neste exemplo é observar um trabalhador realmente realizar o trabalho. As principais vantagens deste método incluem a que não se baseia na memória individual e que o processo pede o reconhecimento de riscos. Para os trabalhos realizados com pouca freqüência ou nova, a observação pode não ser prático.

Uma abordagem é ter um grupo de trabalhadores experientes e supervisores concluir a análise por meio da discussão. Uma vantagem deste método é que mais pessoas estão envolvidas em uma base mais ampla de experiências e de promoção de uma aceitação mais pronto do procedimento de trabalho resultante. Os membros da segurança conjunta ocupacional e comissão de saúde devem participar neste processo.

Benefícios iniciais do desenvolvimento de um JSA ficará claro na fase de preparação. O processo de análise pode identificar os perigos não detectados anteriormente e aumentar o conhecimento do trabalho dos participantes. Sensibilização para a segurança e saúde é levantada, a comunicação entre trabalhadores e supervisores é melhorada, e aceitação dos procedimentos de segurança no trabalho é promovido.

A ACC, ou melhor ainda, um procedimento de trabalho escrito com base nele, pode formar a base para o contato regular entre supervisores e trabalhadores. Ela pode servir como um auxiliar de ensino para formação profissional inicial e como um guia de informação para trabalhos raros. Pode ser utilizado como um padrão para a saúde ea segurança inspecções ou observações. Em particular, um ACC ajudará a concluir as investigações de acidentes abrangentes.

Quais são os quatro passos básicos?

Quatro estágios básicos na condução de um ACC são:
  1. selecionar o trabalho a ser analisada
  2. quebrando o trabalho para baixo em uma seqüência de passos
  3. identificação de riscos potenciais
  4. determinar medidas preventivas para superar esses riscos

O que é importante saber quando ", selecionando o trabalho"?

Idealmente, todos os trabalhos devem ser submetidos a um ACC. Em alguns casos, há limitações práticas colocadas pela quantidade de tempo e esforço necessários para fazer um ACC. Outra consideração é que cada ACC, exigirão uma revisão sempre que equipamentos, matérias-primas, processos, ou a mudança de ambiente. 

Por estas razões, é normalmente necessário para identificar quais os trabalhos são para serem analisados.Mesmo se a análise de todos os empregos está prevista, este passo garante que os trabalhos mais críticos são examinados em primeiro lugar.

Fatores a serem considerados na criação uma prioridade para a análise de postos de trabalho incluem:

Freqüência de acidentes e gravidade: empregos onde os acidentes ocorrem com freqüência ou onde eles ocorrem com pouca freqüência, mas resultar em lesões incapacitantes.

Potencial para ferimentos graves ou doenças: as consequências de 
um acidente, situação de risco, ou exposição a substâncias nocivas são potencialmente graves.

Recém-criado postos de trabalho: devido à falta de experiência nestas tarefas, os riscos podem não ser evidentes ou antecipadas.

Tarefas modificadas: novos perigos pode estar associado com alterações nos procedimentos de trabalho.

Trabalhos realizados com pouca freqüência: os trabalhadores podem estar em maior risco ao empreender não-rotineiras de empregos, e um ACC fornece um meio de analisar os riscos.

Como faço para quebrar o trabalho em "passos básicos"?

Depois de um trabalho foi escolhido para a análise, a próxima etapa é quebrar a tarefa em etapas. Uma etapa de trabalho é definido como um segmento da operação necessária para fazer avançar o trabalho. Veja os exemplos abaixo.

Cuidados devem ser tomados para não fazer os passos demasiado geral. Faltando passos específicos e seus riscos associados não vai ajudar. Por outro lado, se forem demasiado pormenorizada, haverá muitos passos. Uma regra de ouro é que a maioria dos trabalhos pode ser descrita em menos de dez passos. 

Se as etapas forem necessários mais, você pode querer dividir o trabalho em dois segmentos, cada um com sua ACC separado, ou combinar as etapas sempre que necessário. Como um exemplo, o trabalho de mudança de um pneu será utilizado no presente documento.

Um ponto importante a lembrar é manter as etapas em sua seqüência correta. Qualquer passo que é fora de ordem pode perder graves perigos potenciais ou introduzir riscos que não existem realmente.

Cada passo é registrado em seqüência. Faça anotações sobre o que é feito ao invés de como é feito. Cada item é iniciado com um verbo de ação. 

O Apêndice A ilustra um formato que pode ser usado como uma folha de cálculo na preparação de um ACC. As etapas de trabalho são registrados na coluna da esquerda, como mostrado abaixo:
Seqüência de Eventos
Possíveis acidentes ou riscos
Medidas Preventivas
Estacione o veículo


Retire o kit de reposição e ferramentas


Erga-off tampa do cubo e soltar parafusos lug (NUTS)


E assim por diante .....



Esta parte da análise é geralmente preparado por conhecer ou assistir a um trabalhador fazer o trabalho. O observador é normalmente o supervisor imediato. 

Para uma análise mais aprofundada, muitas vezes acontece por ter outra pessoa, de preferência, um membro da junta de saúde ocupacional e comitê de segurança, participar na observação.

Os pontos principais são menos propensos a ser desperdiçada desta forma.

O observador do trabalho deve ter experimentado e capaz em todas as partes do trabalho. Para reforçar a plena cooperação e participação, a razão para o exercício deve ser claramente explicado. 

A ACC é nem um estudo de tempo e movimento no disfarce, nem uma tentativa de descobrir individuais atos inseguros. 

O trabalho, não o indivíduo, está sendo estudada em um esforço para torná-lo mais seguro através da identificação de perigos e fazer modificações para eliminar ou reduzi-los. 

A experiência do trabalhador contribui em fazer melhorias de trabalho e segurança.

O trabalho deve ser observado durante tempos normais e situações. 

Por exemplo, se um trabalho é feito rotineiramente apenas à noite, a revisão JSA também deve ser feito à noite. Da mesma forma, apenas ferramentas regulares e equipamentos devem ser usados.A única diferença a partir de operações normais é o facto de que o trabalhador está a ser observado.

Quando concluída, a repartição das etapas devem ser discutidas por todos os participantes (incluindo sempre o trabalhador) para fazer que todas as etapas básicas foram anotados e estão na ordem correta.


Como faço para "identificar os perigos potenciais"?

Uma vez que os passos básicos foram registrados, potenciais riscos devem ser identificados em cada etapa. Com base em observações do trabalho, o conhecimento do acidente e as causas de lesões, e experiência pessoal, listar as coisas que poderia dar errado em cada etapa.

Uma segunda observação do trabalho a ser realizado pode ser necessária. Desde os passos básicos já foram gravados, mais atenção agora pode ser focado em cada perigos potenciais. Nesta fase, nenhuma tentativa é feita para resolver quaisquer problemas que possam ter sido detectados.

Para ajudar a identificar riscos potenciais, o analista trabalho pode usar questões como estas (esta não é uma lista completa):

  • Qualquer parte do corpo pode ser pego em ou entre objetos?
  • As ferramentas, máquinas, equipamentos ou apresentar qualquer perigo?
  • O trabalhador pode fazer contato nocivo com objectos em movimento?
  • Pode o deslizamento trabalhador, viagem, ou queda?
  • O trabalhador pode sofrer pressão de levantar, empurrar ou puxar?
  • É o trabalhador exposto ao calor ou frio?
  • É o ruído ou vibrações excessivas um problema?
  • Existe o perigo de queda de objectos?
  • É acender um problema?
  • Pode condições climáticas afetar a segurança?
  • É a radiação prejudicial uma possibilidade?
  • Pode ser feito contato com o calor, substâncias tóxicas, ou cáustica?
  • Existem poeiras, fumos, névoas, vapores ou no ar?

Perigos potenciais são listados na coluna do meio da planilha, numerados para corresponder à etapa de trabalho correspondente. Por exemplo:
Seqüência de Eventos
Possíveis acidentes ou riscos
Medidas Preventivas
Estacione o veículo
a) Veículo muito perto de passar o tráfego
b) Veículo em terreno irregular, macia
c) Veículo pode rolar.

Retire o kit de reposição e ferramentas
a) Estirpe de levantar de reposição.

Erga-off tampa do cubo e soltar parafusos lug (NUTS).
a) cap Hub pode estalar fora e bater em você
b) chave de Lug pode deslizar

E assim por diante .....
a) ...

Novamente, todos os participantes devem conjuntamente esta parte da análise.

Como faço para "determinar as medidas preventivas?"

A fase final de um ACC é determinar formas de eliminar ou controlar os riscos identificados. As medidas geralmente aceites, por ordem de preferência, são:

1. Eliminar o perigo
Esta é a medida mais eficaz. Estas técnicas devem ser usados ​​para eliminar os perigos:
Escolha um processo diferente
Modificar um processo existente
Substitua com substância menos perigosa
Melhorar o ambiente (ventilação)
Modificar ou alterar o equipamento ou ferramentas

2. Conter o perigo

Se o perigo não pode ser eliminado, o contato pode ser prevenida através de caixas, guardas de máquinas, cabines de trabalho ou dispositivos semelhantes.

3. Revisar os procedimentos de trabalho

Deveria ser dada para modificar as etapas que são perigosos, mudando a seqüência de passos, ou a adição de medidas adicionais (tais como o bloqueio de fontes de energia).

4. Reduzir a exposição

Estas medidas são as menos eficazes e só deve ser usado se não houver outras soluções são possíveis. Uma maneira de minimizar a exposição é reduzir o número de vezes que o perigo é encontrado. 

Um exemplo seria a modificação de máquinas de modo que menos manutenção é necessária. A utilização de equipamento de protecção apropriado podem ser requeridos. 

Para reduzir a gravidade de um acidente, equipamentos de emergência, tais como estações de lavagem dos olhos, podem precisar ser fornecido.

Ao enumerar as medidas preventivas, não use afirmações gerais como "cuidado" ou "tome cuidado". 

As declarações específicas que descrevem tanto que ação deve ser tomada e como ela deve ser executada são preferíveis. 

As medidas recomendadas são listadas na coluna da direita da planilha, numerados para coincidir com o perigo em questão. Por exemplo:
Seqüência de Eventos
Possíveis acidentes ou riscos
Medidas Preventivas
Estacione o veículo
a) Veículo muito perto de passar o tráfego
b) Veículo em terreno irregular, macia
c) Veículo pode rolar.
a) Conduzir a área bem clara de tráfego. Ligue piscas de emergência
b) Escolha uma empresa, área de estacionamento nível
c) Aplicar o freio de estacionamento; deixar de transmissão em PARK; blocos lugar na frente e atrás da roda diagonalmente opostos ao plano
Retire o kit de reposição e ferramentas
a) Estirpe de levantar de reposição.
a) Ligue livre em posição vertical na roda também.Usando suas pernas e de pé o mais próximo possível, levante sobra para fora do caminhão e rolo de pneu furado.
Erga-off tampa do cubo e soltar parafusos lug (NUTS).
a) cap Hub pode estalar fora e bater em você 
b) Chave de Lug pode deslizar
a) Pry fora tampa do cubo usando a pressão constante
b) Use lug chave apropriada; aplicar pressão constante lentamente.
E assim por diante .....
a) ...
a) ...

Como devo fazer a informação ficar disponível para todos os outros?

ACC é uma técnica útil para identificar riscos que os trabalhadores possam tomar medidas para eliminar ou controlar os riscos. Uma vez que a análise é concluída, os resultados devem ser comunicados a todos os trabalhadores que estão ou estarão, realizando esse trabalho. O formato de lado-a-lado utilizado em JSA folhas não é uma ideal para fins de instrução. Melhores resultados pode ser conseguida usando um formato de comunicação narrativa-estilo. 

Por exemplo, o processo de trabalho baseado no JSA parcial desenvolvido como um exemplo neste documento pode começar assim:

1. Veículo Park.
a) Conduzir veículo fora da estrada para uma área bem clara de tráfego, mesmo que isso requer que rola em um pneu furado. Ligue os piscas de emergência para alertar os motoristas que passam para que eles não vão bater em você.
b) Escolha uma empresa e área de nível para o estacionamento. Você pode fazer subir o veículo que impeça o rolamento.
c) Aplicar o freio de estacionamento, deixe a transmissão em PARK, blocos lugar na frente e atrás da roda diagonalmente oposta do apartamento. Essas ações também irá ajudar a impedir que o veículo se movimente.

2. Retire o kit de reposição e ferramentas.
a) Para evitar a tensão nas costas, vire-se a reposição em uma posição ereta em seu bem. Fique mais próximo do tronco possível e deslize o fechamento de reposição para seu corpo. Retire e rolar para pneu furado.

3. Erga-off tampa do cubo, solte os parafusos do talão (NUTS).
a) Tire fora a tampa do cubo lentamente com uma pressão constante para evitar que ele fechado golpeie você.
b) Com a chave correta lug, aplicar pressão constante lentamente para soltar os parafusos do talão (NUTS) de modo que a chave não vai escorregar, se perder ou e ferir seus dedos.

4. E assim por diante.
Apêndice A: Exemplo de formulário para Planilha de Análise de Segurança do trabalho


Job Planilha Análise de Segurança
Job:
Análise por:Avaliado por:Aprovado por:
Data:Data:Data:
Seqüência de PassosPossíveis acidentes ou riscosMedidas preventivas




































Apêndice B: formas de exemplo para as tarefas e inventário Job

Tarefas com a potencial exposição a materiais perigosos ou de agentes físicos
Análise por:Avaliado por:Aprovado por:
Data:Data:Data:
TarefasNome do Material ou agente físicoLocalização






































Inventário Job de produtos químicos perigosos
Análise por:Avaliado por:Aprovado por:
Data:Data:Data:
Nome de QuímicaVia de entrada e Estado físicoControles






































FONTE: CANADIAN SAFETY JOB






FAÇA SEU CHEC-LIST TRABALHADOR(A)!! 
PARA SABER SE ESTÁ SEGURO!!!


$$$EMPREENDA, FAÇA E VENDA$$$
COPO DESCARTÁVEL...ARTE PURA!!!















BOM EMPREENDIMENTO...

CULINÁRIA FÁCIL...
SALTEADO DE CARNE COM BRÓCOLIS

Ingredientes
200 grama(s) de brócolis
200 grama(s) carne bovina em tiras
1 pimentão vermelho cortado em cubos
1 colher(es) de sopa de amido de milho
1/2 xícara(s) de chá de champignon
1 colher(es) de chá de gengibre bem picado
150 mililitro (ml) de água
1 pitada(s) de glutamato monossódico
sal a gosto
250 mililitro (ml) de shoyu
Modo de preparo
Tempere a carne a gosto, grelhe em uma frigideira e reserve. Aqueça a água em uma panela wok ou uma panela comum.
Acrescente o glutamato monossódico, shoyu e gengibre. Experimente e corrija o sal se necessário.
Deixe ferver por 5 minutos para que o sabor dos ingredientes seja liberado. Dissolva o amido de milho em um pouco de água e acrescente a esse molho para engrossar.
A seguir, junte o brócolis, o pimentão e o champignon e cozinhe por alguns minutos. Misture a carne, deixe aquecer alguns minutos e sirva a seguir.



GELADO DE FRUIT DE LA PASSION(MARACUJÁ) COM CHOCOLATE
Ingredientes
100 gramas de chocolate amargo ralado
500 gramas de chantilly diet
1 pacote de biscoito maisena light

Creme: 
1 lata de leite condensado light
1 lata de creme de leite light sem soro
¾ de xícara de chá de suco de maracujá

Cobertura: 
1/2 xícara de chá de água
1/2 xícara de chá de suco de maracujá
1 xícara de chá de adoçante próprio para forno e fogão
2 colheres de sopa de amido de milho
Modo de preparo
Creme de maracujá: 
Em uma panela, misture o leite condensado e o creme de leite. Em seguida leve a mistura ao fogo e mexa até que fique bem homogêneo. Acrescente então o suco de maracujá. Deixe na geladeira por cerca de 40 minutos, até que fique bem cremoso.

Cobertura: 
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo bem até engrossar.

Montagem:
Escolha um pirex bem bonito e cubra-o com um pouco do chantilly. Espalhe por cima o biscoito, o creme de maracujá e depois o chocolate ralado. Repita as camadas. Por último, coloque a cobertura e enfeite com chantilly e raspas de chocolate. Sirva bem gelado.



MENSAGEM...

Nenhum comentário: