sábado, 7 de abril de 2012



CONSUMO CONSCIENTE NA PÁSCOA
Na mesma semana em que os consumidores são chamados a ter mais atenção com o consumo e, principalmente, o que ele pode causar ao meio ambiente, com o fim da distribuição gratuita de sacolas plásticas nos supermercados em São Paulo, ovos de chocolate lotam prateleiras e nos convidam às compras, por conta da Páscoa

Que tal experimentar aproveitar as "tentações" da época para praticar o consumo consciente? Uma lista de itens ou uma mudança no cardápio podem tornar o almoço de Páscoa saboroso, econômico e sustentável. Isso sem falar nas compras do supermercado, que podem ser planejadas, protegendo também o seu bolso!

Siga algumas dicas preparadas pelo Instituto Akatu e aproveite para começar o quanto antes.

Em média, um terço de todo alimento comprado vai para o lixo, pois tudo que é comprado a mais estraga. Em um ano, cada família brasileira acumula um desperdício de 255,5 quilos de comida. Se o desperdício de alimento fosse convertido em dinheiro, com o valor gasto com alimentos que vão para o lixo, cada família acumularia quase R$ 1 milhão ao longo da vida.

Um exemplo são os legumes. Aqueles que são vendidos com um pouco de terra duram mais e devem ser lavados apenas na hora de usar.
É importante comprar apenas a quantidade de alimentos e bebidas que realmente será consumida. Dê preferência a produtos regionais, que são mais baratos, pelo baixo custo de transporte.

Cardápio variado, com frutas, verduras e legumes, além de ser mais saudável, cria mercados e, portanto, incentiva uma produção mais diversificada na agricultura, o que gera mais renda para o homem do campo, melhora a qualidade do solo e reduz as emissões de gás carbônico.

Segundo dados do 'Estado do Mundo - 2010', só os americanos, com 5% da população mundial, abocanham uma fatia de 32% do consumo global. Se todos vivessem como os americanos, o planeta só comportaria uma população de 1,4 bilhão de pessoas. As classes A e B+ brasileiras têm um padrão de consumo semelhante.

Decida com ele quanto gastar, o que comprar e, juntos, discutam os impactos sociais e ambientais que vocês devem levar em conta na escolha do produto e da empresa que o produziu. Com essa atitude, a ida às compras com o filho se tornará uma oportunidade de ensiná-lo que as escolhas têm impacto na saúde, no bolso e na natureza.

FONTE: MSN





CULIN ÁRIA FÁCIL
SALMÃO GRELHADO...


 Ingredientes: 2 filés de salmão com a pele; azeite/óleo/sal/pimenta-do-reino a gosto.

Tempero: use sal e pimenta nos filés de salmão já limpinhos. Pode temperar na véspera se preferir.

Modo de Fazer: aqueça, em frigideira de terflon/terfal, partes iguais de azeite e óleo. Ponha os filés (com o lado da pele para baixo). Quando vir que estão bem dourados, vire os filés e sirva em seguida com os acompanhamentos de sua preferência.
MOUSSE DE CHOCOLATE
Ingredientes: 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite integral, 1 lata de creme de leite, 1 xícara de chocolate em pó ou achocolatado, 1 envelope de gelatina sem sabor, 6 ovos com as gemas e as claras separadas, 4 colheres de sopa de açúcar.

Modo de fazer: dissolva a gelatina conforme explicado na embalagem e reserve. Em uma panela coloque o leite condensado, o leite integral, o chocolate em pó, e as 6 gemas, misture bem e leve ao fogo cozinhando por 10 minutos, retire do fogo e deixe esfriar.

Coloque as claras na batedeira e bata até o ponto de neve e então acrescente aos poucos as 4 colheres de açúcar e bata até o ponto de suspiro.

No liquidificador misture a gelatina dissolvida e o creme de chocolate já morno, bata por cerca de 5 minutos e despeje em um prato largo, aos poucos vá despejando o suspiro e misturando delicadamente até obter um creme homogêneo.

Coloque em taças e deixe descansar na geladeira por 2 horas, então sirva gelado e enfeitado com raspas de chocolate ou chocolate granulado. Uma folha de hortelã e uma cereja deixam a taça muito bonita para ser servida em ocasiões especiais.

MENSAGEM...

Nenhum comentário: