terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

 








Sedentarismo - Males e Prevenção no Trabalho

Um dos males mais propagados no século XXI, o sedentarismo é causa de inúmeros problemas de saúde e distúrbios psicológicos


O sedentarismo representa um dos principais fatores de risco à saúde, causando um grande impacto na saúde publica, ocasionando o aparecimento de doenças degenerativas não transmissíveis e em um número crescente de pessoas.

O objetivo deste artigo é demonstrar a importância da atividade física diária como proposta para auxiliar no controle do sedentarismo e das doenças degenerativas crônicas não transmissíveis no repensar das Estratégias de Saúde da Família e nas Empresas do município de  Porto Velho e do Estado de Rondônia, já que há uma resistência por parte dos indivíduos em comum e dos colaboradores em aderir á exercícios  regulares e á ginástica laboral nas empresas.
Consideramos assim, que há uma necessidade urgente de aplicação de programas que visem a um estilo de vida mais ativo e mudanças  comportamentais.   

Pôde-se verificar, através de pesquisas, a eficácia da atividade física diária na redução e/ou controle das doenças degenerativas não transmissíveis nas pessoas que aderiram ao projeto e a grande importância de um preparo preventivo.
Palavras-chave: Atividade física; Sedentarismo; Saúde publica.


ABSTRACT
Physical inactivity is a major health risk factor at the national and international level. It produces a strong impact on public health, causing the onset of non-transmissible degenerative diseases in a growing number of people. The objective of this study was to verify the importance of daily physical activity as a proposal to help control physical inactivity and chronic non-transmissible degenerative diseases in the Family Health Strategy of the city of Porto Velho (state of Rondônia). It is concluded that there is an urgent need of programs aimed at a more active lifestyle and behavioral changes. It was verified, through the data collection, the effectiveness of daily physical activity in the reduction and / or control of non-transmissible degenerative diseases in the people who joined the project and the great importance of prevention for this population.
Keywords: Physical Activity; Sedentary Lifestyle; Public Health.

O sedentarismo pode ser considerado uma epidemia mundial , pois compromete cerca de 70% da população do planeta. É considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o inimigo número um da saúde publica, associado a dois milhões de mortes ao ano globalmente, e por 75% por mortes nas Américas.

É fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes tipo 2, hipertensão, hipercolesterolemia, obesidade, doenças cardiovasculares, osteoporose e algumas formas de câncer.

Estimativas econômicas de vários países consideram o sedentarismo responsável por 2% a 6% dos custos totais em saúde publica.
 
No Brasil, não há dados sobre o custo do sedentarismo, mas recente relatório elaborado pelo Banco Mundial atribuiu 66% dos gastos em saúde às doenças crônicas não transmissíveis em todo o País.
  
A partir destes dados, ressaltando a importância de se fortalecer as políticas públicas na promoção e prevenção em saúde, sem menosprezar as ações curativas, elaboramos o presente projeto como estratégia de integração social e humanização dos atendimentos nessa unidade de saúde municipal.
 
Esse projeto apresenta como foco principal um Método Educacional de Treinamento Postural Preventivo, seguido da intervenção nas Doenças Crônicas.

Uma boa parte dos usuários dos setores de saúde pública e privada, segundo análise de prontuários apresenta algum tipo de dor muscular crônica e estava em tratamento farmacológico e fisioterápico sem resposta positiva, o que está  sufocando cada dia mais os Serviços Públicos de Saúde.   

Todos nós ouvimos falar diariamente que manter um estilo de vida saudável é a melhor maneira para se viver mais e com qualidade de vida, mantendo-se longe dos problemas de saúde. Porém, a falta de tempo, cansaço e a correria do dia a dia acabam tornando as pessoas cada vez mais sedentárias e o pior é que muitas se acomodam com essa situação.
Quando classificamos uma pessoa sedentária é porque ela gasta poucas calorias diárias com a prática de qualquer tipo de atividade física, entretanto, o sedentarismo não está ligado diretamente a não praticar nenhum tipo de esportes.

As atividades físicas podem ser caminhar até o trabalho, realizar as funções profissionais que requerem esforço físico e até mesmo limpar a casa e lavar roupas. Mas é importante sublinhar que essas são atividades que não gastam muita calorias e consequentemente acaba ocorrendo o acúmulo de calorias ingeridas diariamente.

Perigos

A falta da prática de atividade física está associada com um fator de perigo para a saúde e quando combinada com uma má alimentação, acaba contribuindo ao surgimento de diversas doenças como, por exemplo, aumento do colesterol ruim, obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial.

Quando a inatividade física é prolongada, aumenta ainda mais as chances do aparecimento da osteoporose e artrite na terceira idade, pois com o passar do tempo, os ossos vão se tornando cada vez mais fracos, perdendo força e se quebram facilmente.

Entre os principais perigos do sedentarismo está a aceleração do processo do envelhecimento, causando sinais expressivos do tempo precocemente, além de causar o aparecimento de muitas doenças antes do tempo.

Prevenção

Por isso, para combater o sedentarismo, o primeiro passo é começar a fazer algumas mudanças nos hábitos diários, como por exemplo, subir escadas ao invés de usar os elevadores, andar de bicicleta, correr, caminhar, passear com o cachorro e várias outras atividades que podem ser vistas como exercícios simples, mas que acabam proporcionando um bem estar físico e mental e ainda reduzem os danos que são causados pelo estilo de vida sedentário.

Fora essas atividades simples diárias, é indicado também que as pessoas comecem a fazer algum tipo de exercício físico regularmente, optando sempre por aqueles que lhe tragam mais prazer e que vocês gostem de praticar, por isso, se optar por praticar algum esporte ou então encarar a academia.

Lembre-se que é necessário consultar profissionais especializados para se fazer uma avaliação física; afinal, depois de tantos anos parado, o corpo já deve estar “enferrujado”.
Depois disso, busque informações com nutricionistas e personal trainers para conseguir informações de como fazer isso de maneira mais adequada e com bastante segurança. Mude também seus hábitos alimentares, consumindo frutas, legumes e verduras, proteínas, carboidratos integrais, água e alimentos ricos em fibras e dentro de pouco tempo você verá os resultados tanto no condicionamento físico como também na aparência, mas comece aos poucos, respeitando os seus limites.

  

CULINÁRIA FÁCIL....
PEIXE ASSADO RECHEADO

Ingredientes
1 peixe de 1 ½ kilo (de sua preferência) sem espinha (o peixeiro fará isto)
3 tomates picados
2 cebolas
1 maço de coentros
10 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de colorau
2 bananas da terra picadas
Sal
3 colheres de chá de alho picado
1 limão
Pimenta rose

PREPARO
   Misture os tomate, as cebolas, o colorau, o coentro e as bananas.
Tempere com o sal e o azeite de oliva.
Tempere todo o peixe por fora e por dentro com o alho, o sal e o suco do limão.
Recheie o peixe com a mistura acima e amarre com barbante. Besunte o peixe com azeite de oliva.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno por ½ hora.
Retire o papel alumínio. Regue o peixe com um fio de azeite, e volte ao forno para começar a dourar. Cuidado para não deixar o peixe ressecar.
Retire do forno, corte os barbantes e sirva quente.
Polvilhe com pimentas rose.  
SALADA DE FRUTAS
USE FRUTAS DA ESTAÇÃO
PIQUE TUDO NUM REFRATÁRIO
ACRESCENTE O SUCO DE LARANJA Á GOSTO PARA NÃO ESCURECEREM
MEL PARA ADOÇAR
HORTELÃ PARA DAR REFRECÂNCIA
E SE QUISER...POLVILHE AVEIA POR CIMA!!!
E...EXCELENTE REPOSIÇÃO DE ENERGIAS LIMPAS!!!

MENSAGEM...

E NO...


 

Nenhum comentário: