sábado, 12 de novembro de 2011

NR 15 - NORMA REGULAMENTADORA 15
ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES
INSALUBRIDADE - NÃO BASTA SOMENTE O LAUDO PERICIAL
Como o próprio nome diz, insalubre é algo não salubre, doentio, que pode causar doenças ao trabalhador por conta de sua atividade laboral.
A insalubridade é definida pela legislação em função do tempo de exposição ao agente nocivo, levando em conta ainda o tipo de atividade desenvolvida pelo empregado no curso de sua jornada de trabalho, observados os limites de tolerância, as taxas de metabolismo e respectivos tempos de exposição.
Assim, são consideras insalubres as atividades ou operações que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expõem o empregado a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza, da intensidade do agente e o tempo de exposição aos seus efeitos.

LEGISLAÇÃO
A discriminação dos agentes considerados nocivos à saúde bem como os limites de tolerância mencionados estão previstos nos anexos da Norma Regulamentadora NR-15, aprovada pela Portaria 3.214/78, com alterações posteriores.
Para caracterizar e classificar a insalubridade, em consonância com as normas baixadas pelo Ministério do Trabalho, far-se-á necessária perícia médica por profissional competente e devidamente registrado no Ministério do Trabalho e Emprego.
O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento), segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo, conforme prevê artigo 192 da CLT.
O Tribunal Superior do Trabalho decidiu, em sessão do Pleno, dar nova redação à Súmula nº 228, definindo o salário básico como base de cálculo para o adicional de insalubridade, a partir da publicação, em 9 de maio de 2008, da Súmula Vinculante nº 4, do STF.
A Súmula Vinculante nº 4 veda a utilização do salário mínimo como indexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou de empregado. A redação anterior da Súmula nº 228 adotava o salário mínimo como base de cálculo, exceto para categorias que, por força de lei, convenção coletiva ou sentença normativa, tivessem salário profissional ou piso normativo.
Por maioria de votos, o TST adotou, por analogia, a base de cálculo assentada pela jurisprudência do Tribunal para o adicional de periculosidade, prevista na Súmula nº 191.
Portanto, a indexação do salário-mínimo do art. 192 da CLT como base de cálculo do adicional de insalubridade tornou-se inconstitucional.
NÃO BASTA SOMENTE O LAUDO PERICIAL
Como a legislação estabelece quais os agentes considerados nocivos à saúde, não será suficiente somente o laudo pericial para que o empregado tenha direito ao respectivo adicional.
É preciso que a atividade apontada pelo laudo pericial como insalubre esteja prevista na relação oficial elaborada pelo Ministério do Trabalho, tal como definido pela NR-15.
O próprio Tribunal Superior do Trabalho-TST julgou improcedente o pedido em uma ação proposta por um ex-empregado de uma empresa no ramo de cana-de-açúcar, o qual ajuizou reclamatória pleiteando entre outros, o pagamento de adicional de insalubridade alegando como insalubre, o trabalho a céu aberto, estando exposto a forte radiação solar, umidade, calor, poeira e ruído.
Mesmo com o laudo do perito designado pelo juiz apontando que o trabalho era insalubre, o TST negou o pedido do ex-empregado uma vez que o trabalho rural não está previsto na relação oficial do Ministério do Trabalho (anexos da NR-15).
JULGADO DO TST
Veja maiores detalhes sobre o caso julgado pelo TST: "trabalho no corte da cana não é considerado insalubre".
SÚMULAS E ORIENTAÇÕES JURISPRUDENCIAIS
Nº 4 ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. LIXO URBANO. (Nova redação em decorrência da incorporação da Orientação Jurisprudencial nº 170 da SBDI-1, DJ 20.04.2005)
I - Não basta a constatação da insalubridade por meio de laudo pericial para que o empregado tenha direito ao respectivo adicional, sendo necessária a classificação da atividade insalubre na relação oficial elaborada pelo Ministério do Trabalho.
II - A limpeza em residências e escritórios e a respectiva coleta de lixo não podem ser consideradas atividades insalubres, ainda que constatadas por laudo pericial, porque não se encontram dentre as classificadas como lixo urbano na Portaria do Ministério do Trabalho. (ex-OJ nº 170 da SBDI-1 - inserida em 08.11.2000) Histórico Redação original 4. Adicional de insalubridade. Necessidade de classificação da atividade insalubre na relação oficial elaborada pelo Ministério do Trabalho, não bastando a constatação por laudo pericial. CLT, art. 190. Aplicável. Inserida em 25.11.1996.
CUIDADO...
47. HORA EXTRA. ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. BASE DE CÁLCULO. A base de cálculo da hora extra é o resultado da soma do salário contratual mais o adicional de insalubridade.
SÚMULA 228.
ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. BASE DE CÁLCULO
. A partir de 9 de maio de 2008, data da publicação da Súmula Vinculante nº 4 do Supremo Tribunal Federal, o adicional de insalubridade será calculado sobre o salário básico, salvo critério mais vantajoso fixado em instrumento coletivo
.

PARA RIR ... E ... FICAR ESPERTO...

TÁ DESEMPREGADO(A)?!?!? ACORDE E BUSQUE UMA COLOCAÇÃO NO MERCADO NESTE FIM DE ANO...

Vagas Temporárias Aumentam com a Chegada do Fim do Ano
De acordo com a Associação Brasileira de Trabalho Termporário, serão 140 mil oportunidades em todo o país, sendo 30 mil só no comércio do Rio de Janeiro.
Os saldos de vagas formais de emprego em outubro e em novembro devem continuar positivos, avaliou hoje (18) o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Segundo ele, a perda de vagas em dezembro deverá continuar na média dos anos anteriores e, portanto, a geração líquida de empregos celetistas- sem contar o serviço público - no ano deve ficar em torno de 2,3 milhões.

Foram criadas 209.078 novas vagas de trabalho com carteira assinada no País em setembro, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje pelo Ministério do Trabalho. No mês, a admissões somaram 1,763 milhão e os desligamentos totalizaram 1,553 milhão. O saldo no mês foi superior às 190.446 vagas criadas em agosto, mas ficou abaixo dos 246.875 postos de trabalho gerados em setembro do ano passado.
No entanto, as 209.078 vagas de setembro representam o pior resultado para o mês desde 2006, quando o saldo líquido de postos formais ficou em 176.735. Apesar disso, Lupi afirmou não estar preocupado com o resultado do ano. 'Não preocupa, porque estamos no meio de uma crise internacional, mas a demanda doméstica continua forte. E a criação do emprego continua crescendo acima do crescimento da economia', completou.

O ministro destacou que a principal causa para a diminuição dos saldos em relação a 2010 é o menor dinamismo da indústria, que até setembro criou 28 mil vagas a menos do que as geradas no mesmo período do ano passado. De acordo com Lupi, os impactos são maiores nas indústrias mecânica, metalúrgica, têxtil e calçadista. 'Por isso a gente destaca a importância da defesa da indústria nacionalem relação à concorrência internacional', justificou.
Com a chegada do Natal, verão e do 13º salário, aumentam as compras e, com isso, abrem-se novas vagas no Comércio e na Indústria.
Só a Performance Recursos Humanos conta, atualmente, com 1.000 vagas para temporários, para comércio - principalmente lojas de médio e grande porte do setor de varejo - e para centrais de atendimento de call center. As vagas estão disponíveis nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com Diego Xavier Mendes, diretor comercial da consultoria, as expectativas são muito boas. "Estamos bem otimistas e pretendemos captar mais 3.500 vagas até o final do ano", explica. Estas e outras vagas você pode visualizar no site Empregos.com.br, que já soma quase 1.410 vagas para trabalho temporário.
Para se candidatar, você precisa ter pelo menos o 2º grau completo e disponibilidade de horário - inclusive para os finais de semana e feriados. "Não pedimos experiência anterior, até melhor que não tenha por que aí a empresa pode treinar e moldar o funcionário do jeito que ela quiser", salienta Diego. É interessante ainda que o funcionário seja muito comunicativo e desembaraçado, já que vai lidar com o público a todo momento, além de muita força de vontade.
Maior parte das contratações ocorre no comércio
"Esperamos a contratação de 50 a 55 mil trabalhadores temporários para este final de ano, número 10% maior do que no ano passado. O mercado ainda está um pouco fraco por causa das eleições, mas estamos confiantes que as vendas aumentem em novembro, e continuem até depois do Natal".
A afirmação é de Antonio Cabral, diretor do Sindicato dos Empregados no Comércio de São Paulo. Ele considera que os setores que mais costumam contratar são vestuário, grandes redes de lojas e supermercados, shoppings e também na área de construção e imóveis, sendo que este último tem um crescimento maior em janeiro, período de férias.
De forma geral, o trabalhador temporário no comércio pode atuar como auxiliar de vendas ou balconista. Segundo o diretor do Sindicato, o salário para auxiliar gira em torno de 450 a 500 reais e para o balconista, pode chegar a 600 reais, com comissão. Os trabalhadores têm direito a vale transporte e contribuição para a previdência social.
A expectativa da Alshop - Associação Brasileira de Lojistas de Shopping - é que haja um empate na contratação de temporários em relação ao ano passado. São previstas 35 mil vagas em todo o Brasil, sendo que 15 mil só no Estado de São Paulo e somente na capital, há a previsão da abertura de sete mil vagas para temporários. A predominância será vendedores (70%) , estoquistas (15%) e operadores de caixa (15%). O início das contratações será em meados de novembro.
Sem dúvida, grande parte das contratações acaba ocorrendo por parte dos shoppings e suas respectivas lojas. No Shopping Frei Caneca, por exemplo, haverá a contratação de, aproximadamente, 150 pessoas. Wilson Pelizaro, superintendente do Shopping, afirma que a perspectiva de aumento de vendas gira em torno de 15%.
"No ano passado, contratamos aproximadamente 120 pessoas; como o nosso “ Dia dos Pais” já registrou um aumento considerável de vendas, os nossos lojistas entendem que terão necessidade de contratar mais temporários para o período de Natal, que é a melhor data de vendas do comércio varejista", explica.
Como em São Paulo, o comércio carioca também aguarda com ansiedade o aumento das compras. Na opinião da superintendente de Marketing dos shoppings Fashion Mall, Rio Off-Price, Ilha Plaza e Plaza Shopping, Jussara Nova Raris, apesar do momento confuso das eleições, a expectativa é que as vendas aumentem, pelo menos, 13%.
"Mesmo com a crise, o Natal é infalível. Esperamos um cenário ainda melhor que no ano passado, quando teve o apagão". Jussara acredita que qualquer loja que espere um aumento das vendas deveria contratar mais gente, por que corre o risco de perder dinheiro e clientes se não houver um bom atendimento.
"Pode ser a época que mais se vende, mais também pode ser a que mais se perde se não tem funcionários suficientes. Quanto mais conviniência e bom atendimento a loja puder oferecer para o cliente, melhor", afirma ela.
A superintendente de Marketing considera que, nesta época, além das lojas, os shoppings contratam 20% a mais do que seu efetivo em meses normais. São seguranças, pessoal de limpeza, manobristas e funcionários de suporte.
Os shoppings Fashion Mall, Plaza Niterói, Rio Off-Price e Ilha Plaza vão contratar, juntamente com as lojas, cerca de 750 profissionais. Deste montante, cerca de 20% do pessoal acaba sendo efetivado. "Pode ser a prota de entrada para um emprego efetivo, basta mostrar serviço", explica Jussara.
Indústria de brindes também apresenta crescimento
De acordo com a Abrinde - Associação Brasileira de Brindes-, serão criados cerca de 15 mil empregos temporários no final do ano, por conta da demanda de brindes. Cerca de 60% deste mercado se concentra nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Segundo Marcelo Chaves, diretor-comercial da Abrinde, estas vagas são operacionais, para ajudar na confeçcão dos brindes e materiais promocionais.
"Tivemos dois grandes momentos na indústria de brindes: o primeiro foi na Copa e o segundo foi com as Eleições, quando aumenta muito a procura pelos produtos. O perfil é bem mão-de-obra mesmo, para trabalhar nas fábricas", enfatiza Marcelo.
Com a instabilidade econômica e política pela qual o Brasil vem passando, algumas empresas reduziram o número de contratações, ou mesmo estão aguardando para chamar mais pessoal depois que passar a turbulência das eleições.
Este é o caso da Bicho da Seda Acrílicos, empresa de brindes promocionais, que deve contratar apenas dois funcionários temporários desta vez, para completar o quadro de 10 pessoas que trabalham na empresa. Nesta época do ano, a principal encomenda é de calendários de acrílico.
"Vendemos de 10 a12 mil itens deste produto para empresas. Cada uma compra 100, 200 ou até mil itens", diz Eduardo Della Santa, diretor da empresa. "Geralmente a demanda é maior, mas como estamos em um período de turbulência e incerteza econômica, algumas empresas preferiram segurar os investimentos", completa ele.
Cooperativa é forma de contratação muito usada
Como a contratação de temporários deve ser feita de forma flexível e rápida, muitas empresas acabam optando por admitir esses profissionais através das cooperativas de trabalho. De acordo com a gerente financeira da CTI, Adelaide Vilar, a expectativa é que as contratações aumentem pelo menos 10%.
"Normalmente há uma procura muito grande por profissionais que atuem nos ramos de telemarketing, logística e vendas via Internet, além do setor de comércio varejista, que é o grande contratador", explica.
A contratação por meio de uma cooperativa pode ser vantajosa para ambos os lados. "Para a empresa, tem a flexibilidade na contratação e para o funcionário, há a possibilidade de ter um rendimento maior, já que quanto maior sua produção, maior seu rendimento; e ainda pode prestar o serviço em horários flexíveis, dependendo de um acordo informal com a empresa contratante", afirma Adelaide.
Como motivar seus funcionários temporários ?!?!?!?
Além do lado do funcionário, é válido analisar também como deve fazer o empresário, que muitas vezes precisa contratar trabalhadores por tempo determinado, mas não sabe como motivar e estimular esse pessoal.
Um bom exemplo de empresa que resolveu investir nos seus temporários é a Logistech, especializada em operações de entrega de produtos porta a porta, como malas expressas, pequenas encomendas, listas, guias, catálogos, jornais e revistas, além do serviço de leitura de medidores e entrega de contas de água, luz e gás.
Como a empresa utiliza um grande número de trabalhadores temporários (basicamente entregadores), o RH desenvolveu uma política de motivação e incentivo para esses profissionais. "Trabalhamos com um banco de currículos, geralmente recrutado via parceria com o Centro de Solidariedade.
Todos os profissionais desse banco recebem um treinamento básico, feito independentemente deles serem contratados como temporários, o que para muitos deles significa conseguir uma especialização sem ter feito qualquer investimento", explica Carlos Pivoto, gerente de Recursos Humanos da companhia.
Os funcionários temporários trabalham com metas diárias, e quem consegue atingi-las ganha benefícios extras, como vale-refeição e cesta básica. Há ainda uma prêmio especial para os melhores trabalhadores temporários do ano, comemoração que reúne todos os funcionários que tenham trabalhado em regime temporário na empresa durante algum período do ano. "Com isso, ganhamos funcionários muito mais motivados e que sabem que são reconhecidos pela empresa. É um investimento relativamente pequeno, comparado ao retorno que isso traz nas vendas", assegura Pivoto.

O que Fazer Antes, Durante e Depois da Entrevista de Emprego?!?!?!?
O dia da entrevista chegou e você não agüenta mais tanta ansiedade. Será que está com o currículo na ponta da língua? Será que a roupa que escolheu tem a ver com a empresa? Será que o entrevistador vai gostar de você? Será, será, será?! Para não ficar se angustiando com tantas perguntas, aqui vão algumas dicas de Fabiana Nakazone, Gerente da Unidade de Negócios Especialistas do Grupo DMRH, para ajudá-lo antes, durante e depois da entrevista:
ANTES
Saia de casa com bastante antecedência – Você calculou que vai levar 40 minutos para chegar ao local? Pois, então, saia de casa com 1h30 de antecedência. Nada pior para aumentar a ansiedade do que ficar preso no trânsito e se atrasar para a entrevista.
Faça a lição de casa – Em alguns casos, você vai para a entrevista sabendo qual é a empresa em questão ou, pelo menos, sabendo qual é o setor em que ela atua ou se ela é de pequeno, médio ou grande porte. Então, trate de se informar sobre a organização, seu setor de atuação e o tipo de profissional que ela contrata. Você pode fazer isso na internet, com quem trabalha lá ou com seus professores da faculdade, por exemplo.
Mas não só seu conhecimento sobre a corporação que vai contar pontos a seu favor, mas também o quanto você se conhece. Faça uma reflexão honesta sobre seus pontos fortes e aqueles em que pode se desenvolver em diferentes situações. É muito provável que você seja questionado sobre isso também.
Cuide do visual – Aqui, o mais indicado é “ler” o ambiente da empresa para a qual você está se candidatando. Aquela pesquisa prévia descrita acima pode ajudá-lo a descobrir o código visual da companhia em questão, a maneira como as pessoas que trabalham lá se vestem. Também é importante que a maneira como você se veste traduza a imagem que deseja passar para o entrevistador/empresa.
DURANTE
Respire fundo e vá em frente – Controle seu nervosismo (ter consciência da suas escolhas até o momento é importante para isso!). Pense que você não é o único interessado no seu sucesso: o entrevistador também! O trabalho dele é encontrar alguém para preencher a vaga. Então, está tudo a seu favor. Mostre o que você tem de melhor.
Pense nas experiências que você tem e lembre-se que a experiência de vida também é importante! – Pode ficar tranqüilo que o entrevistador não espera que você tenha grandes experiências no campo profissional. Afinal de contas, você é jovem! Então, vale usar suas experiências na vida e na universidade para responder ou exemplificar o que ele está querendo saber. Suas vivências e seus aprendizados é que são seu diferencial.
Mentir? Nunca, jamais! – Mentira não funciona e, no mercado, dá menos certo ainda. Então, nada de faltar com a verdade para tentar conseguir a vaga. Pode apostar que vão descobrir e, aí, sua situação vai ficar ruim – de fato.
DEPOIS
Segure a ansiedade – Embora o entrevistador esteja acostumado a lidar com a angústia dos candidatos, não é uma boa ideia ficar mandando e-mails ou ligando de dois em dois dias para saber se ele já tem alguma posição (a não ser que isso tenha sido combinado entre vocês). O melhor a fazer é perguntar quando você vai ter uma resposta, assim que terminar a entrevista. Se o dia chegar e nada, espere mais dois dias para ligar ou mandar um e-mail.
Como agir diante de uma negativa - Um retorno positivo é para ser comemorado, claro! E dê para uma resposta negativa o tamanho que ela deve ter, ou seja, que você não demonstrou o perfil que aquela empresa procura para aquele momento. Certamente, você vai encontrar outras que são o “seu número”.
17 grandes empresas abrem seus programas de trainee
Se você está procurando vaga de trainee em uma grande empresa a hora é agora. Muitas companhias já abriram inscrições para seus programas de trainee. Os pré-requisitos e os benefícios variam entre uma e outra, mas podemos dizer que há oportunidades para (quase) todos os gostos. Antes de decidir onde apostar suas fichas, avalie se o seu perfil é compatível com o que a empresa está buscando e, claro, se os seus valores estão alinhados com os dela. Boa sorte!
ABRIL - Programa Trainee 2012
Para participar é necessário ser graduado, há no máximo dois anos, em qualquer curso do Ensino Superior. As vagas são para São Paulo.
AES BRASIL - Programa de Trainee 2012
Podem participar profissionais graduados entre dezembro de 2009 e dezembro de 2011, com inglês fluente. As vagas são para São Paulo (capital e interior) e Rio Grande do Sul.
AMBEV - Trainee Ambev 2012
Podem se inscrever graduados entre dezembro de 2009 e dezembro de 2011, inglês fluente, amplo conhecimento de informática e disponibilidade para residir em vários Estados.
ANDRADE GUTIERREZ - Trainee AG
Podem participar jovens recém-formados graduados entre dezembro de 2009 e 2011 , com inglês avançado e disponibilidade para mudanças e viagens.
BRASKEM - Programa de trainees
Indústria do ramo petroquímico tem 27 vagas para recém-formados que queiram trabalhar como trainee ou trainee industrial. Quem se interessar pela primeira opção deve ter como objetivo trabalhar nas áreas corporativas da companhia. Já o jovem que optar pela categoria trainee industrial, deve desejar trabalhar nas áreas de processo, manutenção, produção e automação das fábricas da Braskem.
BROOKFIELD - Programa de Trainee
Podem participar do processo seletivo jovens formados entre julho de 2009 e julho de 2011 em qualquer curso de graduação, que tenham inglês avançado, bons conhecimentos do pacote Office e disponibilidade para viagens.
CCR - Programa de Formação de Profissionais do Grupo CCR
Um dos maiores grupos de concessão de infraestrutura da América Latina com atuação nos setores de concessão de rodovias, transporte de passageiros e inspeção veicular ambiental contratará 21 recém-formados, que serão alocados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
EMBRACO - Trainee Embraco
São 15 vagas destinadas aos jovens que tenham concluído o Ensino Superior, há no máximo dois anos, em cursos de Ciências Exatas e Humanas.
GAFISA - Programa de Trainee Gafisa 2012
Para participar é preciso ter conclusão do curso superior entre dezembro de 2009 e dezembro de 2011, inglês avançado, pelo menos, e disponibilidade para mudanças e viagens.
ITAÚ - Trainee Itaú 2012
É preciso ter concluído a graduação entre dezembro de 2009 e dezembro de 2011, inglês avançado e disponibilidade para morar em São Paulo.
MAKRO - Programa de trainee
Empresa irá contratar doze jovens para atuar em uma das 76 lojas espalhadas pelo país e na sede administrativa, localizada em São Paulo. Paraparticipar, é preciso ser graduado entre julho de 2009 e dezembro de 2011 em qualquer área de formação.
RED BULL - Programa de trainee 2012
Vagas são para graduados entre 2009 e 2011 com inglês fluente, perfil criativo, inovador e autêntico. Os selecionados passarão duas semanas de treinamento internacional em um dos escritórios da empresa no mundo.
SOUZA CRUZ - Programa Trainee Souza Cruz
Para se candidatar é preciso concluir a graduação entre dezembro de 2008 e dezembro de 2011, ter mobilidade geográfica, inglês fluente e bons conhecimentos de informática.
TOTVS - Programa de trainee Totvs 2011
Para se inscrever é preciso ter graduação entre dezembro de 2009 e 2011 em diversos cursos e nível de inglês avançado. As vagas são para Zona Norte de São Paulo. O salário é de 4 mil reais.
TECNISA - Programa de Trainees
Podem participar do processo seletivo universitários do penúltimo e último ano de Administração e Engenharia Civil e profissionais que se formaram em algum desses dois cursos nos últimos dois anos.
VOLKSWAGEN - Programa de Trainee 2012
Para participar é necessário ser graduado, há no máximo dois anos, em qualquer área de formação. Falar inglês fluentemente é necessário e conhecimentos em alemão são desejáveis. Disponibilidade para morar em outras cidades brasileiras também é um pré-requisito.
3M - Programa de trainee
Empresa dona das marcas Post-it e Durex abriu em 1º de agosto as inscrições para seus programas de Estágio e Trainee. Devem ser oferecidas 50 vagas para estagiários e 12 vagas para trainees.
Terminou a Faculdade e Não Está Feliz?
Você acabou se tornar o feliz proprietário de um diploma?! Parabéns!!! Essa é sem dúvida, uma grande conquista. Terminar a faculdade é mudar de fase na vida -- mesmo para quem ainda não está trabalhando.
Você já tem o canudo e, vamos combinar, esse é um motivo e tanto para comemorar!
Mesmo assim, o que você sente é um tremendo vazio e um pavor absoluto com tudo o que está por vir. Por quê? Será que tem alguma coisa errada com você?
A resposta é: não! Não há nada de errado. Aliás, ao contrário! Essa angústia quer dizer só uma coisa: que você está amadurecendo. Tem muita gente que se sente meio deprimida ou estranha depois de se formar. Essa sensação de vazio aparece mesmo e, muito provavelmente, tem a ver com o fato de você se sentir “solto”, sem referencial, sem identidade! Afinal, você se encontra em um estágio meio indefinido e está no meio de duas coisas: não é mais um estudante nem se sente um profissional!
É difícil mesmo lidar com tanta indefinição e com essa falta de referências! Mas também não precisa ser o fim do mundo. Você pode ir, pouco a pouco, construindo novos parâmetros, criando novos pontos de apoio. Como? Isso é assunto para nossas próximas conversas aqui. Até lá!



DICAS DE FILMES...






CULINÁRIA FÁCIL...

TORTA DE FRANGO DELÍCIA...

2 xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento Dona Benta
½ xícara (chá) de margarina
Sal a gosto
1 ovo inteiro
1 colher (sopa) de água gelada
Para o recheio:
250g de frango tipo ensopado e desfiado
150g de queijo mussarela ralado
1 lata de tomate pelado escorrido e picado
Sal e manjericão a gosto
Para pincelar:
1 gema
Como FazerColoque em uma tigela a farinha, a margarina, o sal, o ovo e a água gelada e misture até que a massa fique homogênea. Caso seja preciso, coloque mais água.
Divida a massa em duas partes iguais e abra-as separadamente, entre dois plásticos. Com uma parte, forre uma forma de fundo removível de 24cm de diâmetro e reserve.
Em uma vasilha, misture todos os ingredientes do recheio e espalhe sobre a massa reservada. Cubra com a outra parte de massa aberta, pincele com a gema e asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por 20 minutos ou até dourar.

DICAS DE LIVROS...
MENSAGEM...
[Mensagem+1070.jpg]

Nenhum comentário: