quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ACIDENTES DE TRABALHO - CONSEQÜENCIAS E OBRIGAÇÕES DE PREVENÇÃO

O acidente de trabalho é caracterizado quando o trabalhador sofre lesão corporal, doença ou perturbação funcional durante o trabalho ou no trajeto residência-trabalho ou trabalho-residência. O acidente de trabalho gera direitos como indenizações, pagamentos de auxílio, estabilidade no emprego.

Conceito Prevencionista: Acidente de Trabalho são todas as ocorrências estranhas imprevistas e indesejáveis, instantâneas ou não, de um processo normal de trabalho, que pode resultar em morte do trabalhador, lesão pessoal ou que decorre risco próximo ou remoto dessa lesão, bem como danos materiais e econômicos à companhia.
De acordo com os consultores do Cenofisco – Centro de Orientação Fiscal, caso o trabalhador entenda ter algum direito não atendido pelo empregador, poderá requerer o pagamento ou o cumprimento da obrigação junto à Justiça do Trabalho. "Por sua vez, o juiz julgará o caso, levando em conta as provas periciais, testemunhais ou documentais", disseram.

Os especialistas do Cenofisco explicaram também que, para registrar o Acidente de Trabalho ou a Doença Ocupacional, a empresa deverá emitir , junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Comunicação de Acidente de Trabalho, também conhecida pela sigla CAT. "Para o recebimento do auxílio-doença decorrente do acidente do trabalho, não há carência ", declarou a advogada tributária Andreia Antonacci.

Andreia explicou ainda que a prevenção continua sendo a melhor forma de prevenir os acidentes e as doenças. "Os programas de treinamento e orientação, além do fornecimento de equipamentos de proteção (EPI's) são medidas menos onerosas, quando comparadas com procedimentos administrativos junto a Previdência Social ou pagamento de indenizações determinadas por sentenças judiciais", finalizou a advogada, especialista em legislação trabalhista.

CONSEQUÊNCIAS DOS ACIDENTES:
PARA O EMPREGADO: lesão que podem incapacitá-lo de forma total ou parcial, temporária ou permanente para o trabalho, podendo levá-lo á morte.
PARA A EMPRESA: perda da mão-de-obra, de material, de tempo e conseqüentemente elevação dos custos operacional.
PARA A FAMÍLIA: preocupação, compaixão ou incerteza quanto à continuidade normal da vida do acidentado.
PARA A SOCIEDADE: aumenta o numero de inválidos e dependentes da Previdência Social, aumentando, portanto, a contribuição financeira de toda a sociedade.
OBRIGAÇÕES AMBIVALENTES PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTE NO AMBIENTE DE TRABALHO:
OBRIGAÇÕES DO EMPREGADOR : Adquirir o tipo apropriado de EPI's  e adequação do ambiente ergonomicamente correto à atividade do empregado; · Fornecê-lo gratuitamente ao seu empregado; · Treinar o trabalhador quanto ao seu uso adequado; · Tornar obrigatório o seu uso; · Substituir imediatamente quando danificado ou extraviado; 
OBRIGAÇÕES DO EMPREGADO: · Usar obrigatoriamente o EPI indicado, apenas para a finalidade a que se destina; · Responsabilizar-se pela guarda e conservação do EPI que lhe for confiado; · Comunicar (ao órgão de competência) qualquer alteração no EPI que o torne parcial ou totalmente danificado; · Responsabilizar-se pela danificação do EPI, pelo seu uso inadequado ou fora das atividades a que se destina, bem com seu extravio.

SÓ RINDO...

 RECEITA FÁCIL DE FEIJÃO PRO TRABALHADOR...
INGREDIENTES: 
1 kg de feijão vermelho
1 pacote de farinha de milho
500 g de lingüiça tipo calabresa defumada, da fina
500 g de lingüiça comum de porco
150 g de bacon
3 xícaras de farinha de mandioca crua, não da torrada
1 cabeça grande de alho socado com 1 colher de sopa de sal
150 g de bife de pernil picaco em forma de isca tirinhas
1 dúzia de ovos se for caipira melhor
2 cabeças médias de cebola da rôcha
1 pimenta pequena malagueta
10 folhas de couve manteiga
Cebolinha e salsinha a gosto
Pimenta do reino
Coloral
1/2 copo de azeite virgem de oliva
1/2 copo de óleo de soja livre de colesterol
1/2 l mais ou menos de caldo do feijão cozido

MODO DE PREPARO:
Limpe e coloque o feijão em 1,5 l de água quente e deixe de molho por 30 minutios
Enquanto isso, pique as lingüicas, tentando esfarelar ao máximo, ou seja coloque-as em uma tábua de carne e comece rachando-as no meio
Depois picando ao contrário na horizontal, o bacom pique como o bife, em forma de iscar lirinhas
Depois coloque as tirinhas lado a lado e pique ao contrário na horizontal
Pique as cebolas e depois o torresmo pré-frito bem pequeno
Pique a couve bem fininha na horizontal, depois na vertical e reserve elas junto com as cebolas
Cozinhe 1/2 dúzia de ovos e reserve-os em água fria para facilitar descascar
Cozinhe o feijão por uns 40 minutos escorra e reserve o seu caldo
Coloque todas as carnes com o 1/2 copo de óleo e frite até torrar, escorra o excesso de gordura e coloque o azeite e o alho com a cebola, a pimenta malagueta amassada, uma pitada de pimenta do reino e o coloral
Deixe fritar até a cebola refogar, coloque o feijão e mecha se precisar coloque mais óleo até o feijão ficar bem solto
Coloque entao a couve e a salsinha e a cebolinha, mexa bem coloque primeiro a farinha de milho
Vá mexendo e colocando o caldo do feijão, coloque então a farinha de mandioca
Em seguida os ovos cozidos picados, frite os torresminhos em óleo bem quente até pipocar, e coloque por último, experimente
Se precisar coloque mais 1/2 colher de sopa de sal, se preferir o tropeiro mais molhadinho
Coloque mais caldo de feijão, sirva com ovo frito caipira com a gema mole, ser preferir pode ser servido com arroz um pouco empaçocado ao refogá-lo tipo arroz japonês.

Nenhum comentário: